Newsletter #2 |Setembro 2020

Caro associado!

Devido às limitações inerentes ao COVID-19, a direção da APAU, como a obrigam os estatutos, não realizou no passado mês de Maio a Assembleia-Geral ordinária para apresentação das contas relativas ao ano de 2019.
Por sugestão do Sr. Presidente da mesa da assembleia-geral, decidiu a  Direção realizá-la juntamente com a assembleia-geral  eleitoral em data a divulgar.

Direcção da APAU

Cancelamento de eventos APAU


Informamos que tendo estado em perspectiva a realização do Fórum de segurança e da Volta APAU para o fim de semana de 3 a 5 de Outubro deste ano, devido ao alargamento do estado de contingência a todo o país a partir do dia 15 de Setembro, decidiu a direção cancelar os dois eventos até ao fim do seu mandato que termina no dia 31 de Dezembro de 2020.

Direcção da APAU

Eleição dos órgãos sociais da APAU

A direção da APAU, em tempo oportuno, informou que não se recanditaria a um novo mandato, quer a título individual, quer a título colectivo, decisão que reafirma e mantém.

Assim, de acordo com os estatutos, irá decorrer no próximo mês de Novembro, em data a divulgar brevemente, o processo eleitoral para a eleição dos novos orgãos sociais da APAU.

Também de acordo com os estatutos, a direção da APAU é constituída por três, cinco ou sete membros, havendo um presidente, um vice-presidente, um secretário e os restantes vogais;

Partilhando a experiência que tivemos durante estes 3 anos, e para que possam melhor definir a formação da vossa equipa, destacamos as várias vertentes da associação.

A área da comunicação tem a seu cargo a actualização do site, da página do Facebook e a elaboração da newsletter quadrimestral ou de outra periodicidade se assim o entenderem. 

A organização de eventos lúdicos, nos quais incluímos a VOLTA APAU e os Fly-in, bem como a organização de eventos relacionados com a segurança de voo, como o Fórum de segurança APAU e outras iniciativas do género, justificam uma equipa dedicada pela carga de trabalho que está inerente a este tipo de organizações.

A tesouraria, com a gestão da carteira de seguros que conta com 106 apólices e da contabilidade da APAU, é uma área com uma dinâmica muito própria, com períodos particularmente activos, nomeadamente na primeira metade do ano. 

Por fim, os assuntos operacionais, onde incluímos o relacionamento com o ANAC, merece uma equipa multidisciplinar preparada para lidar com a parte jurídica que normalmente acompanha estes assuntos.

Nesta altura, a APAU tem 516 associados inscritos, sendo que 168 associados estão activos, 311 associados estão inactivos, alguns há já muitos anos, 29 associados que oficialmente desistiram  e 7 associados que infelizmente faleceram. 

A futura direcção, dispõe na sede social da APAU de uma sala de aulas, de um escritório, de uma sala de reuniões e de uma sala de estar que permite realizar pequenos workshops, bem como de um computador com o histórico informático da APAU.

Dos órgãos sociais da APAU fazem também parte o Conselho Fiscal, constituído por três membros, um presidente e dois vogais e a Mesa da Assembleia-geral, constituída por um presidente, um vice-presidente e um secretário. 

Patrocínios APAU

Reconhecendo a utilidade para a modalidade dos sites CAVOK e Flyweather,  o CAVOK, com informações pertinentes e úteis para a nossa aviação e o Flyweather com tecnologia que permite aos pilotos, antes de sair, verificar as condições meteorológicas nos aeródromos e pistas ultraleves para os voos de ida ou de regresso, decidiu a direção da APAU, continuar a patrocinar o CAVOK no biénio 2021/2022 e estabelecer um patrocínio anual  à Flyweather para que, em melhores condições nos possam continuar a prestar esses serviços.
Biblioteca da APAU

Livros…

Em papel… digital… testemunhos do Conhecimento.

Foi por herança de um familiar, Manuel Palma, homem de toda a vida ligado à Aviação e também ele, piloto, que resolvi fazer a doação deste espólio a esta Associação, para com ele, dar início à criação da sua Biblioteca.

Experiências, descrições, curiosidades, enfim, uma panóplia enorme de temas, tudo sempre ligado à Aviação.

Contribuição que será, certamente o “pontapé de saída”, para que outros a possam aumentar, para que muitos a consultar. 

António Palma

Alguns dos 160 livros que constituem esta magnífica coleção
Agradecimento da APAU aos Serviços de Tráfego Aéreo

O COVID-19 não nos trouxe só condicionalismos e privações, trouxe-nos também oportunidades que doutra maneira não teriam existido, e quem se predispôs a aproveitá-las, pôde desfrutar de voos fantásticos em espaço aéreo (quase) inacessível em condições normais de tráfego aéreo.

Foi por esta oportunidade, que acabou também por ser uma sinergia entre a disponibilidade forçada dos controladores e a vontade reprimida dos pilotos  para voar nas vizinhanças dos aeroportos nacionais, que a APAU deixou o agradecimento da modalidade na torre e no APP do aeroporto de Lisboa, e por motivo de férias, irá em momento oportuno entregar o mesmo agradecimento às torres dos aeroportos do Porto e de Faro.

Combustível UL91

Passamos a divulgar a informação que nos foi enviada pela BP, sobre o novo combustível para a aviação ultraleve, UL91.

A primeira instalação para a distribuição deste combustível está pensada para o Cerval, embora não tenhamos ainda data para a sua efectividade.

Ficam as vantagens da utilização deste combustível que apenas conseguimos nos fossem disponibilizadas em inglês, reconhecendo como dificuldades o seu acesso e o seu preço, mas terá preço a nossa segurança?







This email was sent to <<Email>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Associação Portuguesa De aviação Ultralevr · Estrada Nacional 10 · Edificio Cinema N°8, Sala 109 · Alverca do Ribatejo 2615-999 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp