Editorial
Atividades
A Amonet, apesar das restrições causadas pela pandemia, continuou a lutar por dar visibilidade às mulheres cientistas. Mantivemos a colaboração com o Ciência Viva e iniciámos uma parceria com jovens cientistas da Soapbox Science Lisbon, com quem partilhamos as aspirações e preocupações.
Sócias
Foi com muito orgulho que assistimos à agraciação com o prémio Pessoa da nossa, desde muito jovem, sócia, Elvira Fortunato, e à nossa sócia recente, Zita Martins, ser convidada para assessora do Presidente da República. Assistimos também ao lançamento do Dicionário das Mulheres na Europa, em que a nossa vice-presidente, Isabel Lousada, foi uma das coorganizadoras.
EPWS
Em junho, realizou-se a 15ª Assembleia Geral da European Platform of Women Scientists (EPWS). Houve mudanças na Direção e as nossas sócias Maria João Marcelo Curto (que tão eficientemente representou a Amonet na EPWS) e Maria João Bebiano, alternante, foram substituídas, passando o testemunho às sócias Lígia Amâncio e Isabel Lousada. A reunião da Assembleia Geral foi precedida de um fórum de discussão onde várias Associações Membros da EPWS apresentaram as atividades desenvolvidas em 2020 e previstas para 2021. Durante essa assembleia foram eleitos ou reeleitos 12 membros da Direção. Na sequência desta eleição, a Presidente passou a ser Lucia Martinelli, Bióloga e Jornalista científica, pertencente à Associazione Donne e Scienza da Itália (Associação Italiana de Mulheres Cientistas).
Foi com muita tristeza que tivemos conhecimento do falecimento da presidente da EPWS, Claudine Hermann, nascida em França em 1945, foi física e a primeira mulher Professora Catedrática na École Polytechnique de Paris, em 1992. Claudine dedicou-se à promoção da igualdade de género na ciência nos países da UE.
O caminho a percorrer
Terminamos com uma mensagem de esperança. Como refere o DN, nas 120 escolas, faculdades ou institutos de ensino universitário do Estado, apenas 35 são lideradas por mulheres, embora este número tenha vindo a aumentar. Em destaque está o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) em que, além da Reitora, três das quatro escolas têm chefias femininas. Um pequeno passo na caminhada para o reconhecimento e valorização das mulheres cientistas!
Maria José Costa
Presidente AMONET
|