Copy
Se não conseguir visualizar corretamente carregue aqui.
BOLETIM Nº3 | SETEMBRO 2021

Editorial

 

Atividades

A Amonet, apesar das restrições causadas pela pandemia, continuou a lutar por dar visibilidade às mulheres cientistas. Mantivemos a colaboração com o Ciência Viva e iniciámos uma parceria com jovens cientistas da Soapbox Science Lisbon, com quem partilhamos as aspirações e preocupações.


Sócias

Foi com muito orgulho que assistimos à agraciação com o prémio Pessoa da nossa, desde muito jovem, sócia, Elvira Fortunato, e à nossa sócia recente, Zita Martins, ser convidada para assessora do Presidente da República. Assistimos também ao lançamento do Dicionário das Mulheres na Europa, em que a nossa vice-presidente, Isabel Lousada, foi uma das coorganizadoras.
 

EPWS

Em junho, realizou-se a 15ª Assembleia Geral da European Platform of Women Scientists (EPWS). Houve mudanças na Direção e as nossas sócias Maria João Marcelo Curto (que tão eficientemente representou a Amonet na EPWS) e Maria João Bebiano, alternante, foram substituídas, passando o testemunho às sócias Lígia Amâncio e Isabel Lousada. A reunião da Assembleia Geral foi precedida de um fórum de discussão onde várias Associações Membros da EPWS apresentaram as atividades desenvolvidas em 2020 e previstas para 2021. Durante essa assembleia foram eleitos ou reeleitos 12 membros da Direção. Na sequência desta eleição, a Presidente passou a ser Lucia Martinelli, Bióloga e Jornalista científica, pertencente à Associazione Donne e Scienza da Itália (Associação Italiana de Mulheres Cientistas).
Foi com muita tristeza que tivemos conhecimento do falecimento da presidente da EPWS, Claudine Hermann, nascida em França em 1945, foi física e a primeira mulher Professora Catedrática na École Polytechnique de Paris, em 1992. Claudine dedicou-se à promoção da igualdade de género na ciência nos países da UE.

 

O caminho a percorrer

Terminamos com uma mensagem de esperança. Como refere o DN, nas 120 escolas, faculdades ou institutos de ensino universitário do Estado, apenas 35 são lideradas por mulheres, embora este número tenha vindo a aumentar. Em destaque está o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) em que, além da Reitora, três das quatro escolas têm chefias femininas. Um pequeno passo na caminhada para o reconhecimento e valorização das mulheres cientistas!

Maria José Costa
Presidente AMONET

Ciência no feminino

Na UE, em média, apenas 34% dos investigadores são mulheres, e nos setores da alta tecnologia essa percentagem baixa para 20%. Pensando nisso, no próximo dia 10 de setembro o Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (III UC) realiza a conferência do projeto GendER@UC EEA Grants, que procura promover a igualdade de género na investigação científica, quer em termos da gestão do processo e carreira de investigação, quer pela promoção de um conhecimento mais inclusivo e sensível ao género. Entre os oradores estão a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, o Diretor-Geral para a Investigação e a Inovação na CE, Jean-Eric Paquet, e a Presidente da FCT, Helena Pereira. Realize a sua inscrição aqui.
 

AMONET em ação
Março 2021
























Abril 2021








Maio 2021












Junho 2021







Julho 2021













 
Participação no Dia Internacional da Mulher: “Lançamento da nova edição do livro Mulheres na Ciência”, organizado pela Agência Viva.
 
Participação no webinar “
Shattering the glass ceiling with NASA”, com a oradora convidada Dr. Mamta Nagaraja, responsável pelo projeto Women@NASA, organizado pela Embaixada dos EUA, pela NASA e pela Biblioteca da NOVA FCT.
 
Membro da delegação da
“65th session of the Comission on the Status of Women (CSW65 (2021)) Women in Public Life - Equal Participation in Decision-Making”, organizada pela UN Women.
 
Participação no fórum Internacional do Movimento Mudar
: “Minorias- igualdade ou equidade?”, organizado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
 
Participação na sessão “reconhecerELAS: Mulheres na Ciência”.

Participação na sessão “Igualdade de Género: Mulheres e Ciência em Portugal e no Mundo”, organizado pela Escola Secundária de Maria Lamas, Torres Novas.

Participação no
“Conselho Municipal para a Igualdade”, organizado pela Câmara Municipal de Lisboa.

Participação na sessão
“Caminhos do Conhecimento - Dia Nacional dos Cientistas 2021: A Relevância da Sociedade para a Ciência”, organizado pela Agência Ciência Viva.
 
Participação no
webinar Il ruolo della donna nella società globalizzata, sessões “The Role of Women in the Globalized Society – Step by step: Women in a Man’s World” e “Ladies first? Women in Science”, organizado pelo Centro Studi Koiné Europe Lecce, Itália.

Participação no webinar organizado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal em conjunto com as WoMen In Business - WinB com a presença da
Sofia Colares Alves (Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal) sobre “As Europeias” (coleção de entrevistas).

Participação na sessão de trabalho no âmbito da monitorização e avaliação da Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação (ENIND) e do IV Plano de Ação para a Prevenção e o Combate ao Tráfico de Seres Humanos (2018-2021).
 
Participação em entrevista para projeto “Pandemia e Academia em Casa”, desenvolvido pelo Centro de Estudos e Sociais da Universidade de Coimbra (CES – UC), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Bem-vinda à AMONET

Ana Paula Duarte
Ciências Farmacêuticas
Célia Teixeira
Biologia Marinha
Liliana Ribeiro
Enfermagem
Maria Clara Almeida
Educação
Mónica Paiva
Gestão
Natacha Leite
Física
Tânia de Sousa
Direito e Serviço Social
Zita Martins
Astrobiologia
Ela na ciência
 
Elvira Fortunato é Professora Catedrática da Faculdade de Ciências e Tecnologia (NOVA), Vice-Reitora da NOVA e Diretora do Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT) do Laboratório Associado i3N - Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação. Licenciou-se em Engenharia Física e dos Materiais em 1987, tendo-se doutorado em 1995 em Microelectrónica e Optoelectrónica. Desde 1998, lidera, juntamente com o marido, Rodrigo Martins, a equipa de investigação do Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), tendo-se distinguido pela descoberta do transístor de papel. Em 2008, o European Research Council atribuí-lhe o 1.º Prémio de 2,25 milhões de euros, com a nota máxima da tabela classificativa. No ano de 2018 recebeu a segunda Advanced Grant do European Research Council no valor máximo de 3,5 milhões de euros, maior prémio alguma vez atribuído a um investigador em Portugal. Recebeu ainda a Medalha Czochralski (Ciência dos Materiais) atribuída pela Academia de Ciências Polaca e a Medalha Blaise Pascal (Ciência dos Materiais) atribuída pela Academia Europeia das Ciências. Foi distinguida com vários Prémios Nacionais e Internacionais, entre os quais se destacam a atribuição do título de Doutor Honoris Causa em 2009 pela Universidade Gallati e o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique o Navegador concedido pelo Presidente da República de Portugal em 2010. Integrou o Grupo de Alto Nível do Mecanismo de Aconselhamento Científico da Comissão Europeia entre 2016 e 2020. É membro eleito da Academia de Engenharia (2008), da Academia Europeia de Ciências (2016), da Academia de Ciências de Lisboa (2017) e Academia Europaea (2019). Pertence ao Conselho de Curadores da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (desde 2014). Em 2021 é-lhe atribuído o prémio Pessoa e ainda nesse ano ganha o prémio internacional de Engenharia WFEO GREE, o prémio de Inovação atribuído pela Federação Europeia de Materiais e recebe a medalha de ouro comemorativa do 50.º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Assembleia da República.

Facebook
AMONET
Copyright © AMONET 2020 | Todos os direitos reservados

O nosso e-mail:
sec-amonet@amonet.pt

Cancelar a subscrição.