Copy
EDIÇÃO #007 — FEVEREIRO 2021
Aquela Magazine reflete a nossa procura constante por conteúdos que sejam uma mais valia para aquela comunidade de kombucha-lovers! Somos para além de kombucheiros, seres criativos, por isso a busca por novas ideias é para nós natural e quase inevitável. A nossa mais recente invenção surge da necessidade de alegrar e preencher com coisas positivas a fase que vivemos. Para vos dar aquele abanar de perna e sorrisinho no lábio, criamos:
Gostamos da vida com banda sonora pois a música, tal como Aquela Kombucha, contribuem para o nosso bem estar. A ideia partiu de um desafio da dupla Bemquerê o de criar uma playlist mensal, curada por artistas, com uma temática associada a cada mês. O mês de Fevereiro de 2021 não podia deixar de ser AMOR, pois precisamos dele mais que nunca! 

Perguntámos aos Bemquerê como é que o consumo de música interfere com o nosso bem estar, eles explicam:

“A música mexe com o ser humano de diversas formas, cientificamente e espiritualmente. A música é capaz de ativar quase todas as partes do nosso cérebro em simultâneo e tem o poder de nos fazer sentir bem. Isso tem uma explicação científica. Quando ouvimos música, nosso cérebro libera dopamina, que é a mesma substância que libertamos depois de fazer uma atividade física ou de comer algo delicioso! 

Quando estamos alegres e ouvimos uma música animada, ela pode potencializar o nosso sentimento, quando estamos tristes ou nostálgicos e ouvimos uma música assim, nos sentimos mais compreendidos, confortados e abraçados pelo som.”


Não percas mais tempo e começa
já a ouvir e a seguir-nos no spotify! 
Mas quem são afinal os Bemquerê?

Bemquerê é um projeto da dupla brasileira Lele Martino e Diogo Fráguas, onde a voz doce e poderosa da Lele se funde com a criatividade melódica das composições e arranjos do Diogo. Com trabalhos autorais e algumas covers deliciosas, a dupla valoriza a música brasileira e as suas muitas fusões. O seu propósito é transmitir através da sua música e arte, as sensações de paz, amor e força para todos os que os acompanham.

Site →
Instagram →
Spotify →
AQUELA MOLHENGA HOT
O sucesso da reutilização das garrafas d’Aquela Kombucha tem sido visível nas partilhas de alguns dos nossos seguidores, no seguimento da sugestão que demos enquanto doseador. 

Por isso decidimos propor mais uma reutilização, com uma receita de bónus! A sua nova função é de recipiente para molhengas e vinagretes; para isso precisam de uma biqueira de garrafa, que poderão conseguir numa loja de artigos de hotelaria ou online.

A receita é de um azeite picante e aromatizado, para darem aquele toque extra aos vossos pratos. É bastante simples e flexível, aconselhamos alguns ingredientes mas podem utilizar outras especiarias e aromáticas que tenham na cozinha! 

1  Colocar dentro da garrafa apenas os ingredientes sólidos.
2  Acrescentar o azeite até cobrir todos os ingredientes.
3  Fechar e ter paciência… há que esperar algumas semanas para o azeite apurar. 
4  Abanar a garrafa ocasionalmente para envolver o azeite e podem ir provando!
5  Quando o sabor estiver no ponto, é favor deliciarem-se!
O João e a Onè são aficionados em azeite e partilham o seu elixir da juventude através da recém criada marca CUXO

O azeite é proveniente do Alto Douro, de um terreno mágico à beira rio, introduzido no Parque Natural do Douro Internacional, de onde extraem uma variedade exclusiva da região: a Negrinha de Freixo.

Este projeto tem um carácter especial pois é o João e a Onè que tratam de todos os processos, desde cuidar do terreno durante todo o ano, até à apanha manual das azeitonas quando estas estão no ponto rebuçado. A vontade de colocar a mão em tudo o que fazem, levou-os a criar e desenhar uma garrafa original em porcelana e claro a fotografá-la, não seria o João para além de agricultor, fotógrafo!

CUXO prima por levar o azeite para fora do seu ambiente tradicional e reinventá-lo, através do design excelente e dos valores que os movem. A marca foi lançada em Novembro de 2020 e já conta com uma colaboração de edição limitada com os artistas da MINX Factory

Pierre Del Cos

Fundador da Revolução das Minhocas. Promotor da compostagem e activista da agricultura amiga do ambiente. 

Site →
Instagram →
Facebook →

COMPOSTAR É FÁCIL
 
Qualquer pessoa ou organização pode fazer compostagem. Transformar os restos da cozinha e do jardim em fertilizantes naturais de qualidade é uma maneira simples, ecológica e económica de valorizar os resíduos orgânicos e promover a agricultura amiga do ambiente.
 
Existem várias maneiras de fazer compostagem:
 
NO EXTERIOR


Quem tiver um espaço exterior pode fazer compostagem “em pilha” ou num compostor. Os restos da cozinha, são misturados no compostor com matérias secas (folhas, secas, cartão e papel sem tinta, palha, serradura, estilha, alguns ramos...) para eliminar a presença de moscas e de cheiros e obter um composto de boa qualidade. Depois é só preciso controlar a humidade, regando se estiver seco ou adicionando matérias secas se estiver húmido demais.

NO INTERIOR

Para espaços interiores ou pequenos, e para quem quiser tirar melhor partido dos fertilizantes produzidos, a vermicompostagem (compostagem com minhocas) é uma solução ideal, sem cheiros nem moscas. A presença de minhocas compostoras acelera o processo, para além de produzir um fertilizante líquido e um fertilizante sólido. Para começar só é preciso um minhocário, a casa das minhocas, e as minhocas compostoras. 

COMPOSTAGEM COMUNITÁRIA

Alguns municípios já estão a implementar compostores comunitários. São vários caixotes, ao pé do ecoponto. Os habitantes que vivem à volta trazem os seus restos de cozinha que são compostados no local, sem necessidade de transporte ou máquinas. As poucas autarquias que já têm começado perceberam que é uma estratégia económica e sustentável para a gestão dos resíduos e sobretudo para atingir as metas da UE de 2023: redução de resíduos depositados em aterros e valorização de 100% dos resíduos orgânicos. Para além disso, o município beneficia dos fertilizantes naturais produzidos para as áreas verdes.

Pede ao teu município e à tua freguesia um compostor comunitário no teu bairro. Podemos ajudar-te a espalhar a revolução à tua volta.

 

Com recurso a minhocas, capacitamos as pessoas e organizações a reduzir a pegada ecológica dos resíduos orgânicos e a  produzir fertilizantes naturais. Fazer compostagem é uma maneira de promover uma gestão de resíduos mais económica e sustentável, lutar contra as mudanças climáticas e apoiar a agricultura amiga do ambiente.
Queremos contribuir para ajudar a recuperar a ligação com a terra e o cultivo de alimentos de verdade.

Atreve-te a compostar, a Revolução das Minhocas está aqui para ajudar a resolver qualquer dúvida ou minhoquice.
Prontos para a Revolução?
Pierre

 
Link
Facebook
aquelakombucha.pt
aquela magazine - fonte Karte desenhada por Diogo Rapazote
Copyright © 2021 AQUELA KOMBUCHA, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.