Copy
EDIÇÃO #003 — OUTUBRO 2020
Aquela Kombucharia
VAI ABRIR ao público!

A GRANDE NOVIDADE É
A KOMBUCHA A GRANEL 🙂
A partir de dia 14 deste mês, abrimos as portas d’Aquela Kombucharia, o primeiro tap room de Kombucha do país. Como devem suspeitar, adorávamos fazer uma grande festa e até ter horários mais alargados, contudo a prudência nos contactos sociais que o momento exige, levou-nos a abrir de uma forma mais comedida. Este espaço será de contacto direto com vocês, onde vos iremos receber e conhecer em segurança, e onde poderão claro, adquirir Aquela Kombucha. 

Além das nossas garrafas, a grande novidade é a kombucha à pressão que, para além de disponível nos sabores clássicos, sairá das torneiras em versões mais ousadas e exóticas, que resultam das nossas muitas experimentações. Esta nova opção permite-vos adquirir Aquela Kombucha a granel! 

Podes trazer a tua própria garrafa ou adquirir uma connosco e enchê-la com o teu sabor favorito. A disponibilização de kombucha a granel é uma das medidas, enquanto marca e também pessoalmente, que estávamos mais ansiosos por implementar. Vem sublinhar as nossas preocupações de sustentabilidade e de não desperdício, assim como enaltecer as relações comerciais locais e de proximidade.
→ Vem-nos visitar à Rua Duque Saldanha 345 no Bonfim, Porto às quartas e sextas das 17h às 19h!
Porque apoiamos a restituição da floresta nativa nacional? 
Entre o Atlântico e o Mediterrâneo, Portugal tem uma grande biodiversidade bioclimática, assim como uma grande variedade de habitats e de espécies. Infelizmente, o país está a ser arrasado por monoculturas que em muito diferem da floresta nativa que presta um conjunto de serviços de ecossistema, contempla biodiversidade e uma paisagem com valores incomparáveis. 

O que é uma monocultura?
A monocultura baseia-se no cultivo intensivo de uma única espécie, em substituição de uma flora e fauna diversa. Em Portugal, abundam as monoculturas de eucalipto (indústria do papel) e da oliveira (indústria do azeite), entre outras. A sua prática é demasiado prejudicial para o ambiente, pois desgasta o solo e reduz o habitat de todo o tipo seres vivos, desde pequenos mamíferos, a insetos e abelhas, tão importantes para o balanço dos ecossistemas. A monocultura está inerentemente associada ao uso intensivo de pesticidas, pois o desequilíbrio que cria no terreno proporciona o desenvolvimento de pragas. 

As florestas nativas são, neste momento em Portugal, residuais e é urgente a sua preservação e promoção pois são relíquias degradadas e até ameaçadas. A sua conservação permite alcançar uma grande diversidade de serviços de ecossistemas, tais como:
- controlo da erosão do solo 
- a regulação hídrica e filtração da água
- a reciclagem de nutrientes
- a formação de solo
- o sequestro de carbono
- a filtração de poluentes atmosféricos
- a suavização do clima
- a produção de matérias-primas
- a redução do risco de incêndios e de cheias 

Podemos concluir que a preservação e promoção das florestas nativas nacionais são de interesse público, contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, melhorando a sua saúde, o equilíbrio social e mesmo a vitalidade económica.

Sabe mais sobre,
Inventário florestal nacional: http://www2.icnf.pt/portal/florestas/ifn
Florestas nativas: http://www.florestar.net/floresta.html
Espécies invasoras: https://invasoras.pt/pt
Vem plantar connosco as 100 árvores semeadas por Aquela Kombucha de Mirtilo!
A ação de plantação terá lugar na Serra do Alvão este Outono.
 
Gostarias de participar?
Envia-nos um email para:
sobre@aquelakombucha.pt






Um especial agradecimento à Associação Plantar uma Árvore por nos educar, informar e colocar as mãos na terra!
→ ENCOMENDA AQUI AQUELA KOMBUCHA DE MIRTILO
Workshop:
Como fazer Aquela Kombucha?

 
24 de Outubro - 15h às 17h
Rua da Escola 123, Mindelo

A convite da Green Diamond, e com o apoio da Associação Associação dos Amigos do Mindelo para a Defesa do Ambiente, vamos dar um workshop na Escola da Praia de Mindelo.



Podes-te inscrever para o email patriciamaiaazevedo@gmail.com e saber mais sobre o evento aqui.  
O código de conduta
da produção de Kombucha
Kombucha Brewers International, da qual somos membros, é uma associação comprometida em promover e proteger os produtores comerciais de Kombucha em todo o mundo. Recentemente, atualizou o código de conduta da produção de Kombucha, um importante passo e explicamos-te porquê! 

Esta catalogação dos diferentes métodos de produção e tipos de Kombucha no mercado, permite ao consumidor identificar, de forma mais clara, o que está a comprar e a consumir. Clarificando como é feita, quais os ingredientes utilizados/ adicionados, assim como quais os processos a que a bebida esteve sujeita. Irão perceber que algumas das bebidas presentes no mercado desviaram-se do modelo tradicional, através da utilização de processos industriais, desvirtuando-se da “verdadeira” kombucha e sendo aconselhada a sua catalogação como uma bebida à base de kombucha. 
“O objetivo deste código de prática é criar um padrão de qualidade e segurança alimentar para os produtores de kombucha, que cria transparência para os consumidores fazerem escolhas informadas. O programa de certificação e selo oferece um alto nível de confiança para a segurança alimentar e um entendimento de que o produto segue padrões claros para a fabricação de kombucha.” 

Segundo a definição de produto deste mesmo código, Aquela Kombucha insere-se na categoria: Chá tradicional de Kombucha - Bebida tradicional obtida da fermentação de vários tipos de folhas de chá, açúcar e SCOBY, o que resulta num líquido efervescente picante, levemente adocicado, com baixos níveis de álcool e sem tratamento térmico adicional após a fermentação.

Podes consultar o Kombucha Code of Practice aqui
A Inês é a fotógrafa, que sabe captar aquele momento prosaico com um olhar estético muito próprio. Com todo este talento ajuda marcas a criar conteúdos e a descobrirem a imagem que melhor as comunica. Presenteou-nos com estas fotos, pelas quais estamos apaixonados e muito agradecemos. Espreitem o instagram dela e deixem-se apaixonar também.

CASA
DA ALMA

Aulas de Yoga e Meditação, 
Cursos e Workshops, Retiros,
Viagens a Bali e à India


@casadaalma.porto
www.casa-da-alma.com

A visão do Yoga através da Alma

Numa época em que o excesso de informação é tão ou mais prejudicial que a falta dela, é essencial que procuremos cada vez mais ir de encontro às fontes mais puras que nos permitam beber do conhecimento verdadeiro.
 
O que muitas vezes se passa é que o ritmo acelerado dos dias de hoje não cria as condições para o aprofundamento e reflexão cuidada, premissas fundamentais para qualquer busca que não pretenda ficar reduzida à superfície.Ora, se há uma característica distintiva no Yoga, é precisamente esta busca pela causa fundamental, pela essência, pela Origem e, como tal, não devemos de forma alguma contentar-nos com os seus aspectos mais periféricos, por muito na moda que estes possam estar.

Não podemos negar que hoje o Yoga está na "moda", no sentido em que um número cada vez maior de pessoas já ouviu falar ou praticou alguma das formas associadas ao Yoga. No entanto, o Yoga é hoje em dia quase sempre reduzido às suas posturas (Asanas) ou técnicas respiratórias (Pranayamas) mais ou menos exóticas que, na melhor das hipóteses, nos conduzem ao aumento da flexibilidade, à correção postural e uma sensação geral de bem-estar que, por sua vez, ajuda a reduzir os níveis de stress e ansiedade tão presentes nas sociedades actuais.

 

As aulas de Yoga têm como objectivo trazer o corpo e a mente para um estado de maior equilíbrio e serenidade, abrindo desta forma as portas para um estilo de vida mais consciente e preparado para lidar com as oportunidades e os desafios do dia a dia. Em cima do tapete, temos a oportunidade de sentirmos quando devemos ser mais fortes ou mais flexíveis, quando devemos persistir ou mudar de rumo, quando devemos ser mais activos ou mais contemplativos, criando o espaço e o tempo para cada um (re)conhecer as suas emoções e pensamentos de forma mais próxima.É com grande sentido de humildade, mas também de responsabilidade e entusiasmo que nos propomos a partilhar este caminho da forma como ele chegou até nós, com aqueles que sentirem o seu coração vibrar com esta possibilidade.
→ Vamos estar presentes no Master em Nutrição 100% Vegetal, Meditação e Yoga liderado pela Casa da Alma e Catarina Valente - vemo-nos lá para um workshop e umas kombuchas? 
 
Sabe mais aqui.

 
Link
Facebook
aquelakombucha.pt
aquela magazine - fonte Karte desenhada por Diogo Rapazote
Copyright © 2020 AQUELA KOMBUCHA, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp