Copy

Desvelar #1 - vamos tirar os véus da tecnologia, internet e algoritmos?

Olá!

Este é o primeiro número da newsletter Desvelar - Tecnologia e Sociedade. Desvelar é o nome do projeto que estou (Tarcízio Silva) desenvolvendo para trazer novas luzes ao estudo de tecnologia, raça e sociedade através da exploração de conhecimento afrodiaspórico e decolonial.

Desvelar referencia a proposição do sociólogo panafricanista W. E. B. Du Bois Em 1902, Du Bois argumentou que o negro americano é nascido com um "véu", uma espécie de dádiva maldita. Vive em um mundo que não lhe oferece auto-consciência, mas apenas o permite ver a si mesmo através da revelação de um mundo outro. Mas seria uma sensação peculiar, uma espécie de consciência dupla. Ao mesmo tempo que Du Bois trata do problema desse véu, que deve ser desvelado, também toca numa possível vantagem: é um ponto de vista privielgiado para entender a sociedade - ainda que muitas vezes cruel por não significar que o poder de mudar esta sociedade acompanhe este olhar mais acurado.

Então este é o nosso objetivo: desvelar alguns véus do tecnochauvinismo e apresentar novas lentes para entender tecnologia e sociedade. Expandiremos passo a passo a newsletter, mas para estrear trouxe alguns destaques que acho que vão te interessar. Boa leitura:
 

Polícia algorítmica
Discriminatório, uso de reconhecimento facial por agentes de segurança demanda regulação. Thiago Amparo, professor de Direito e colunista da Folha defende a regulação do uso policial da tecnologia.

Racialização e xenofobia no telemarketing: artigo e filme
A voz é racializada: no Brasil atendentes com sotaque de algumas regiões são discriminados, por exemplo. A pesquisadora Winifried Poster conta essa história global em "Racialized Surveillance in the Digital Service Economy" (em inglês). O filme “Sorry to Bother You” é uma desconhecida obra-prima do rapper e ativista marxista Boots Riley e trata do mesmo tema, com Lakeith Stanfield e Tessa Thompson.


Sistema da SPTrans impede usuária de usar foto com cabelo solto
Caso de discriminação racial-estética pela SPTrans mostra a fragilidade do uso de bases de dados fotográficas para treinamento de máquina

Direitos Robóticos? Vamos falar de bem estar social primeiro (em inglês)
Abeba Birhane e Jelle van Dijk apresentam artigo refletindo sobre a de "direitos para robôs". As autoras defendem que o debate faz a sociedade evadir as questões mais urgentes, como viés de máquina e exploração humana. Veja também thread no Twitter.

O chocante bloqueio algorítmico do Youtube
Entrevista com a ativista Larissa Santiago feita pelo professor Sérgio Amadeu foi censurada no YouTube. A "ironia" é que o vídeo tratava justamente das tecnopolíticas raciais das plataformas e algoritmos.

Tese apresenta metodologia para uso de visão computacional para estudar plataformas digitais
A tese de Andre Mintz apresenta a proposta de um dispositivo metodológico denominado Atlas para Imagens-Redes que permite navegação heurística por grande corpora de imagens, enquanto também busca resguardar a multiplicidade ontológica de suas instanciações.

Representações raciais em emojis: uma parte política, uma parte tecnologia, uma parte história (em inglês)
Pesquisadora estuda o histórico das controvérsias raciais em relação à padronização dos emojis no sistema Unicode

Livros sobre Raça e Tecnologia
Apesar de estar em algum destaque nos últimos anos devido aos casos de racismo algorítmico, a reflexão sobre raça e tecnologia tem décadas de história na academia. Está no ar página com indicações de livros no tema - e será atualizada continuamente.

O que os brasileiros estudam sobre Afroempreendedorismo?
A partir de sua dissertação sobre o tema, pesquisadora apresenta uma breve história sobre o pensamento brasileiro sobre afroempreendedorismo.

Filme de Joy Buolamwini sobre racismo algorítmico ganha os festivais de cinema (em inglês)
A pesquisadora Joy Buolamwini provou a incompetência racista de sistemas de reconhecimento visual da IBM, Watson e Face++, gerando um movimento contra o racismo algorítmico e a favor de auditorias públicas de sistemas com impactos nas corporações e no senado americano. A história virou filme que está circulando em festivais de cinema.


Gostou da newsletter? Compartilhe com seus amigos:

Compartilhe Compartilhe
Tweet Tweet
Encaminhe a um amigo Encaminhe a um amigo
Comparitlhe Comparitlhe
Copyright © 2020 Desvelar, All rights reserved.