Copy

A entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados foi um dos grandes fatos da semana, com incidências diferenciais nas populações. Confira conteúdo sobre o tema, além de feminismo africano, visualização de dados, tecnologia e arte:

DESTAQUE DA SEMANA:
Relatório estuda disparidades e violência de gênero online na África Subsaariana
Relatório de Neema Iyer, Bonnita Nyamwire and Sandra Nabulega apresenta pesquisa conduzida em cinco países africanos: Etiópia, Quênia, Uganda, Senegal e África do Sul. A partir de levantamento e entrevistas, as pesquisadoras analisam como as mulheres da região utilizam a internet e reagem à problemas causados por misoginia e pelo colonialismo de dados das plataformas.
NOTÍCIAS E CONTEÚDOS:
Dossiê sobre Black Panther (em inglês)
O trágico falecimento de Chadwick Boseman na última semana nos lembra também que o filme Black Panther incentivou muitos debates - vernaculares e acadêmicos - sobre a relação de afrofuturismo com tecnologia, moda, arte e sociologia. Confira dossiê da revista "Image & Text" da África do Sul.
LGPD: impactos na proteção da pessoa humana
Webinário recebe Arthur Almeida, advogado criminalista, pós graduando em direito público e advocacia extrajudicial, membro da Frente de Juristas Negras e Negros (FJUNN) e do grupo AqualtuneLab.
Visualizações de Du Bois
Na virada do século passado, em pleno 1900, o sociólogo W. E. B. Du Bois inovou produzindo visualizações de dados e ensaios fotográficos para documentar e divulgar dados e análises sobre a população negra dos Estados Unidos.
Reinventando o Design (em inglês)
Design pode ser ferramenta pela justiça social? Antionette Carroll, fundadora do Creative Reaction Lab, acredita que sim. Leia entrevista sobre esta perspectiva e sua abordagem ao criar o laboratório depois dos protestos de Ferguson.
Tech: Rostos, Vozes e Cor
Conexão Malunga lançou a série "Tech: Rostos, vozes e cor" com vídeos de artistas e intelectuais baianos sobre tecnologia, arte e resistência. Acima, vídeo de Cleber Xavier, poeta, angoleiro e estudante de Direito (UCSal) explora o primeiro princípio da internet no Brasil.
Tech: Rostos, Vozes e Cor
A série "Tech, rostos, vozes e cor" já possui diversos episódios. Clique no link acima para ver a produção de Aíla Oliveira, escritora e atriz, sobre o princípio n°5: o da DIVERSIDADE. Através de imagens do cotidiano, ela nos convida a expandir nossa ideia de tecnologia.
LEIA E CITE AFRODIÁSPORA:
Ana Flauzina Pinheiro
Doutora em Direito e professora da UFBA, estudou em sua tese o papel do justiça criminal no genocídio negro nos EUA e Brasil, sob orientação de Angela Davis: "Nonnegotiable lives: International Criminal Justice and the Denial of Black Genocide in Brazil and the United States". Sua dissertação "Corpo negro caído no chão  o sistema penal e o projeto genocida do Estado brasileiro" é uma referência essencial sobre o tema, assim com o o artigo "As Fronteiras Raciais do Genocídio". Acabou de lançar o livro, organizado junto a Thula Pires, "Rebelião".
Tukufu Zuberi
Sociólogo e cineasta, Tukufu Zuberi ensina na Penn University (EUA) sobre raça, estatística e metodologia. Seu principal livro é "Thicker Than Blood: An Essay on how Racial Statistics Lie" e organizou, com Eduardo Bonilla-Silva, a coletânea "White Logic, White Methods: Racism and Methodology". Bons pontos de partida são o artigo "Deracializing Social Statistics: Problems in the Quantification of Race" e, em português, a tradução de "Teoria crítica da raça e da sociedade nos Estados Unidos".
Twitter
Website
LinkedIn
Link
YouTube
Copyright © 2020 Desvelar, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp