Copy
Olá! Neste novembro temos um manancial de conteúdo sendo produzido e disponibilizado online. O destaque do período é o festival Feira Preta, confira!
DESTAQUE FEIRA PRETA:
Feira Preta Ocupa
O festival Feira Preta chega a seu vigésimo ano de transformação no afroempreendedorismo, arte, cultura e tecnologia. O Feira Preta Ocupa reúne centenas de atividades digitais durante novembro e dezembro. Clique no link acima para ver tudo e confira abaixo as atividades de trilha com curadoria minha + Nina da Hora sobre ativismos digitais, tecnologia e algoritmos:
Pensamento Computacional: Muito Além Dos Códigos
Como o pensamento computacional contribui para o desenvolvimento de um pensamento mais crítico sobre a tecnologia? Com a participação da desenvolvedora Anicely Santos, a cientista da computação Nina da Hora, e mediação do pesquisador Clécio Santos.
Reconhecimento Facial: Perigos na Afrodiáspora e Brasil
Com o doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ), Pablo Nunes, Fernanda Rodrigues, membro do Centro de Estudos e Pesquisas em Direito e Internet da UFSM, e a mediação do advogado e mestrando em Direito, Pedro Monteiro.
Frentes Diversas da Negritude nos Ativismos Online
Painel Ativismos Digitais: Frentes Diversas da Negritude, com Thiane Neves Barros, Taís Oliveira, e mediação de Samara Messias Santos.
Feminismo Digital: comportamentos e políticas
Mesa debate de forma multidisciplinar as diferentes noções de feminismo digital: com Larisse L. P. Gomes, Dulcilei C. Lima e mediação de Joyce Gomes.
+ NOTÍCIAS E CONTEÚDOS:
Ciência de Dados e Impactos Sociais da Tecnologia
O canal E Aí, Carla? recebeu Kizzy Terra, engenheira da computação, mestre em matemática e criadora do Programação Dinâmica
Códigos, Programação e Antirracismo
Recebemos, no Ciclo de Debates NEAB-UFABC, Carla Vieira e Andreza Rocha para discutir antirracismo e tecnologia
Dossiê Mídias e Processos Audiovisuais na tecnocultura algorítmica
Revista Fronteiras lança segunda parte de dossiê “Mídias e Processos Audiovisuais na tecnocultura algorítmica: imagens em dispersão e convergência”
Maker Lab: apoie!
O grupo Aimo.Tech, de Salvador, tá com projeto de crowdfunding para promover a cultura maker a estudantes de escolas públicas
Black in AI (em inglês)
O workshop Black in AI, que ocorre junto ao NeurIPS, maior evento de redes neurais e inteligência artificial do mundo, já tem programação. Confira!
Recursive Colonialism (em inglês)
De 1 a 12 de dezembro acontece o evento que reúne atividades sobre colonialismo de dados, inteligência artificial e computação especulativa.
LEIA E CITE AFRODIÁSPORA:
Paulo Victor Melo
Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA; Mestre em Comunicação e Sociedade pela UFS, onde também é professor. Pesquisador do OBSCOM. Desenvolve estudos e pesquisas sobre políticas e economias da Comunicação. Entre seus trabalhos, estão "Comunicação e Diversidade Étnico-racial: apontamentos sobre leis de mídia na América Latina", "Raça e Racismo nos estudos em Economia Política da Comunicação: da resistência à construção de uma agenda de pesquisa" e o "Guia Mídia e Direitos Humanos". Leia também "O papel da mídia brasileira na consolidação da Necropolítica".
Farida Vis
Professora da Manchester Metropolitan University, Farida Vis estuda internet, métodos digitais e raça. Diretora do Visual Social Media Lab. Entre seus principais trabalhos estão "A critical reflection on Big Data: Considering APIs, researchers and tools as data makers", "Twitter as a reporting tool for breaking news: Journalists tweeting the 2011 UK riots" e  o capítulo "Verifying and questioning images".
Twitter
Website
LinkedIn
Link
YouTube
Copyright © 2020 Desvelar, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp