Copy

Desvelar #14 - hip hop, tecnologia e sociedade

Olá! Nesta semana teremos a primeira newsletter com editora convidada. A pesquisadora Taís Oliveira, estudiosa dos movimentos digitais negros, afroempreendedorismo e métodos digitais redigiu pra gente uma seção especial sobre hip hop, tecnologia e sociedade. Confira:
NOTÍCIAS E CONTEÚDOS NOVOS
Traduções inéditas sobre afrofuturismo
Revista publica traduções inéditas de artigos, ensaios e contos basilares sobre o afrofuturismo enquanto gênero e framework, como "Introdução a Future Text", de Alondra Nelson; "Raça na ficção científica" de Lisa Yaszek e o conto "O Cometa" de W.E.B. Du Bois
Podcast Meteora - Especial Tecnologias Negras
Com a participação das pesquisadoras Natália Neris e Bianca Santana este episódio especial do Meteora podcast discute Tecnologias Negras.
Clube de leitura discute colonização algorítmica da África
O clube de leitura do grupo InspirAda na Computação receberá Nina da Hora para discutir o capítulo "Colonização Algorítmica da África", escrito por Abeba Birhane. Dia 08 às 19h.
Dossiê Instabilidade e Conflito das/nas Imagens
Editado por Carolina Libério (UFMA), Elane Abreu (UFCA) e Jane Maciel (UFMA), o dossiê "Instabilidade e Conflito das/nas Imagens", reúne 14 artigos e 1 ensaio visual. No dia 09 acontecerá webinar de lançamento com as editoras.
Estudo sobre bancos de imagens e visão computacional
Artigo "APIs de Visão Comptuacional - investigando mediações algorítmicas a partir de estudo de bancos de imagens" elabora métodos digitais para estudar representações em bancos de imagens e analisar criticamente APIs de visão computacional. Quarta, dia 10, haverá webinar com participação de autores.
Lista de 15 livros brasileiros e 10 estadunidenses sobre raça e racismo
A supremacia branca é um projeto global, e a luta contra ela e suas manifestações também deve ser. Neste texto indico 15 livros brasileiros e 10 livros americanos, dando ênfase a traduções, essenciais para o projeto antirracista. 
SEÇÃO ESPECIAL HIP HOP
“Nós somos um povo negro ao redor do mundo”
Pesquisa trata do papel do Hip Hop como instrumento transformador na vida dos jovens negros em São Paulo. Nesse TEDx, Daniela Gomes, Doutora pela Universidade de Texas, partilha como o hip-hop foi fundamental para sua trajetória de vida, inclusive a acadêmica, a partir do elemento auto-conhecimento.
De pele ou digital, tanto faz, é tambor
Pesquisa aplica análise musical e textual sobre a obra de Emicida - a monografia de Mathews Vinicius Justiniano no curso de Comunicação Social - Audiovisual, na UnB, propôs compreender a ancestralidade por meio da música baseados nas teorias sobre etnomusicologia e ethos africano e afro-brasileiro.
Cês citam que quando vocês chegam pra fazer suas pesquisas seus vidros não se abaixam?
A slammer, apresentadora e Doutora em Semiótica Roberta Estrela D’alva discute em artigo como as competições de poesia falada, os slams, figuram como prática democrática para denunciar, discutir e pautar aspectos sociais, políticos, culturais e artísticos, sobretudo das periferias do país. Para tanto, ela coloca em análise o documentário Slam: Voz do Levante que acompanhou a poeta Luz Ribeiro que representou o Brasil na Copa do Mundo de Slam, em Paris.
Somos o que somos - Cores & Valores
A economista e pesquisadora Gabriela Chaves e o planejador financeiro Rodrigo Dias são sócios da Consultoria Financeira NoFront, que ensina princípios básicos de finanças a partir de letras dos Racionais MC's. No podcast da NoFront o DJ KL Jay e a empresária Cris Guterres trocam percepções sobre "quanto vale o show".
Ruas e mídias - batalhas de rimas em Alagoas
A dissertação 'Entre as ruas e as mídias: das redes de hip hop aos circuitos de batalhas de rimas alagoanos' é um estudo socioantropológico sobre a atuação dos jovens engajados com o hip hop em Alagoas, autorada pelo pesquisador Ibrahim Serra.
Meninas negras não brincam com bonecas pretas
Artigo 'A abolição como farsa no rap contemporâneo', Professor Dr Henrique Marques Samyn, apresenta uma análise a partir das letras de Fogo no Pavio (GOG), Falsa Abolição (Preta Rara) e Mulheres Negras (composta por Eduardo Taddeo e interpretada por Yzalú) as percepções sobre a escravidão e a consciência racial como ação revolucionária e constante de emancipação.
Aqui quem fala é Primo Preto mais um sobrevivente
O estudo 'Sobrevivendo no inferno da ‘democracia’ no Brasil pós-1988', de Jordhanna Neris Sampaio Cavalcante, busca compreender a democracia no pós 1988 pelos olhares da população negra, a partir da produção artística e teórica dos Racionais MC’s, especificamente do disco Sobrevivendo no Inferno.
Criatividade tecnológica negra vernacular, hip hop e mixagem (em inglês)
Artigo de "Say it loud, I'm black and I'm proud - African Americans, American artifactual culture, and black vernacular technological creativity" de Rayvon Fouché menciona as inovações tecnológicas criadas por Grandmaster Flash.
PARA LER E CITAR AFRODIÁSPORAS
Paul Gilroy
Paul Gilroy é um pesquisador londrino, professor de sociologia, teoria social, economia,  estudos afro-americanos e teórico sobre os temas de diáspora, modernidade e luta antirracista.  No capítulo 3 do livro Atlântico Negro, intitulado “Jóias trazidas da servidão”; música negra e a política da autenticidade, o autor discute por meio da música e das relações raciais os atributos das formas culturais negras que, para ele, são, ao mesmo tempo, modernas e modernistas.
Taís Oliveira
A editora convidada deste número da newsletter é Taís Oliveira. Relações Públicas, mestre e doutoranda em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC, defendeu a dissertação “Redes Sociais na Internet e Economia Étnica: um estudo sobre o Afroempreendedorismo no Brasil“. Também possui trabalhos sobre interdisciplinaridade e triangulação metodológica, redes de conexão em torno do "Marielle Presente!" e sobre o caso "Liberdade para Rafael Braga", entre outros.
PRA OUVIR
O podcast AmarElo - O filme invisível é uma imersão nas referências sonoras, visuais, sensoriais e espirituais do projeto AmarElo, o último disco do rapper Emicida.
QUER LER MAIS SOBRE RAÇA E TECNOLOGIA?
Acompanhe, assine e leia:
Blog - tarciziosilva.com.br/blog

Twitter - twitter.com/tarciziosilva

Livro - "Comunidades, Algoritmos e Ativismos Digitais: olharers afrodiaspóricos" http://www.literarua.com.br/livro/olhares-afrodiasporicos

Timeline interativa - Linha do Tempo do Racismo Algorítmico

Lista de Livros sobre Raça e Tecnologia
Copyright © 2020 Desvelar, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp