Copy

Desvelar #7 - tecnologia e sociedade

Tá em casa? Espero que possa estar colaborando com o esforço de isolamento social. Teremos semanas difíceis, mas vamos focar em tentar minimizar os impactos e lembrar de promover a colaboração e o associativismo para além da pandemia. 
NOTÍCIAS E CONTEÚDOS NOVOS
Envie proposta para o 10º Fórum da Internet
Até 15 de abril o Fórum da Internet no Brasil recebe propostas de workshops. As propostas devem compor debatedores que representem setor governamental, empresarial, terceiro setor e comunidade científica-tecnológica. O evento apoiará passagens nacionais e despesas com estadia.
Pandemia de COVID-1, vigilância e fascismo
A pandemia está sendo utilizada por instituições e governos de vários lugares do mundo para promover a hiper-vigilância. Chris Gilliard, referência na temática, está alimentando um fio no Twitter com casos.
O que é blackfishing? Transracialismo parasita por dinheiro nas mídias sociais
Resumo/introdução ao capítulo "Blackfishing e a transformação transracial monetizada" de Ronaldo Araújo e Jobson da Silva Júnior.
Migrantes retornantes em Gana: tecnologias digitais, inovação e empreendedorismo global
Resumo/introdução ao capítulo "Articulando e performando desenvolvimento: retornantes qualificados no negócio de TICs do Gana" de Seyram Avle.
PARA LER E CITAR BRASIS, ÁFRICA E AFRODIÁSPORA
Maria Aparecida Moura
Doutora em Comunicação e Semiótica, graduada em Biblioteconomia e mestre em Educação, Maria Aparecida Moura é professora titular na Universidade Federal de Minas Gerais. Coordena o grupo NEMUSAD e o Museu virtual - Saberes Plurais . Tem produzido sobre humanidades digitais, folksonomia e organização social do conhecimento. Destaco para início a leitura de  “Folksonomias, redes sociais e a formação para o tagging literacy: desafios para a organização da informação em ambientes colaborativos virtuais” (2009), "Ciência da Informação e humanidades digitais: mediações, agência e compartilhamento de saberes" (2019) e "Semioses decoloniais: afrofuturismo, performance e o colapso do privilégio branco".
Simone Browne
Simone Browne é professora de Black Studies na Universidade do Texas e membra do Deep Lab. Seu principal livro é "Dark Matters: On the Surveillance of Blackness", que resgata as origens coloniais e supremacistas brancas da hipervigilância. Recomendo para início o artigo "Digital Epidermalization: Race, Identity and Biometrics", onde a autora parte de Frantz Fanon para discutir biometria.
QUER LER MAIS SOBRE RAÇA E TECNOLOGIA?
Acompanhe, assine e leia:
Blog - tarciziosilva.com.br/blog

Twitter - twitter.com/tarciziosilva

Livro - "Comunidades, Algoritmos e Ativismos Digitais: olharers afrodiaspóricos" http://www.literarua.com.br/livro/olhares-afrodiasporicos

Timeline interativa - Linha do Tempo do Racismo Algorítmico

Lista de Livros sobre Raça e Tecnologia
Copyright © 2020 Desvelar, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp