Neste último período, dois fatos jogaram o debate sobre racismo algorítmico pra superfície da esfera pública: o documentário dos techbros arrependidos e oportunistas; e o caso desastroso de recorte de imagens no Twitter. Pra combater a desinformação que circulou, a newsletter #24 traz referências sobre os dois casos. Aproveitem:
DESTAQUE DA SEMANA:
Algoritmo de saliência para corte de imagens? Os pesquisadores Vinay Prabhu, Abeba Birhane e Darrel Owens desenvolveram uma ferramenta para permitir o escrutínio de como algoritmos de image cropping baseados em saliência, como o do Twitter, funcionam.
NOTÍCIAS E CONTEÚDOS:
O que é reconhecimento facial? A cientista da computação Nina da Hora publicou texto introdutório sobre reconhecimento facial, sua história, como funciona e modalidades.
Muito além do Twitter Reportagem da Ponte Jornalismo levanta informações sobre racismo algorítmico com apoio da pesquisadora Carla Vieira
+20 referências sobre visão computacional Desenvolvi no Twitter uma thread/fio com referências sobre visão computacional, racismo algorítmico, reconhecimento facial e afins
O verdadeiro dilema das redes O canal E AI Carla? publicou vídeo debatendo o incensado documentário e seus problemas
Dilemas críticos sobre as redes Viu o documentário e não quer ser enganado pela superficialidade? A Mozilla publicou lista de pesquisadoras/es e publicações sobre o tema!
Tecnologia e inovação africanas A Ação Educativa está lançando nova edição online do curso "História da Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente" com o professor Carlos Machado.
Racializar a proteção de dados Bianca Kremer discute pilares da Lei Geral de Proteção de Dados levando em conta o abismo legal de respeito à humanidade em países como o Brasil