Copy

Chegamos a vinte edições! Neste número, a newsletter da Desvelar traz em destaque iniciativa de combate ao racismo algorítmico em filtros para selfies e não uma, mas duas oportunidades de publicação de artigos sobre COVID-19 e raça/racismo. Confira:

DESTAQUE DA SEMANA:
Estudante lança Pesquisa e Filtros para Pessoas Negras 
A estudante de design Joyce Soares Gomes lançou a primeira parte do seu projeto "Vieses da Branquitude como um Instrumento de Embelezamento: efeitos e filtros nas redes sociais". Através de levantamento bibliográfico, mapeamento, entrevistas e exploração criativa de recursos de Realidade Aumentada, a designer produz alternativas aos filtros embranquecedores usados em selfies de mídias sociais.
NOTÍCIAS E CONTEÚDOS:
Maratona DigiLabour de Trabalho Digital
Abertas as inscrições para série de debates da DigiLabour. Entre as mesas, temas como "Raça, Gênero, Migração e Diversidade no Trabalho Digital" e "Vigilância, Hackativismo e Descolonização dos Dados".
Canal E AI, Carla? sobre computação
Cientista da Computação e Mestranda Carla Vieira ativou canal do YouTube com vídeos sobre o campo profissional. Assine!
Chamada de Artigos sobre equidade racial e Covid-19
Fundo Baobá faz chamada para artigos que subsidiem a filantropia para promoção da equidade racial no Brasil no contexto pós-pandemia da Covid-19.Serão selecionados até 20 artigos, que receberão um apoio de R$ 2,5 mil cada, e que serão reunidos em uma publicação bilíngue a ser lançada em 2021
A Questão Étnico-Racial em Tempos de Crise
O boletim "Cientistas Sociais e o Coronavírus", editado por consórcio de associações científicas, que inclui a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). abre chamada para textos de 1 mil palavras sobre o tema. O ciclo é editado por Paulo S. C. Neves (UFABC) e Regimeire Oliveira Maciel (UFABC)..
Facebook remove contas de grupo de desinformação racista
O Facebook removeu grupo articulado de desinformação que simulava perfis de pessoas negras apoiando Donald Trump e terroristas supremacistas brancos. Observe como a matéria da CBN enquadra o fato como "trollagem" e não cita nenhuma vez a motivação racista.
Livro Design Justice totalmente aberto
O importante livro "Design Justice: Community-Led Practices to Build the Worlds We Need" da pesquisadora e ativista Sasha Costanza-Chock agora está disponível integralmente para leitura.
LEIA E CITE AFRODIÁSPORA:
Gabriel Nascimento
Gabriel Nascimento é Doutor em Estudos Linguístico e Literários em Inglês, Mestre em Linguística Aplicada e professor da Universidade Federal do Sul da Bahia. Estuda linguística aplicada e formação de professores, entre suas principais obras estão o livro "Racismo Linguístico - os subterrâneos da linguagem e do racismo" e "Racism in English Language Teaching? Autobiographical Narratives of Black English Language Teachers in Brazil".
Anny Ocoró Loango
Anny Ocoró Loango é doutora em Ciências Sociais pela FLACSO-Argentina, professora nas Universidad del Salvador (USAL) y en la Universidad Nacional de Tres de Febrero. Estuda educação e decolonialidades na Argentina, com publicações como "Los negros y negras en la Argentina: entre la barbarie, la exotización, la invisibilización y el racismo de Estado" e "La visibilización estadística de los afrodescendientes en la Argentina en perspectiva histórica".
Twitter
Website
LinkedIn
Link
YouTube
Copyright © 2020 Desvelar, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp