Copy

Desvelar #10 - tecnologia e sociedade

Chegamos ao décimo número da newsletter da Desvelar. Espero que as dicas abaixo lhe ajudem a lidar com a intensificação da exceção do cotidiano.
NOTÍCIAS E CONTEÚDOS NOVOS
Debate online sobre colonialismo de dados no México (em espanhol)
Será realizado debate sobre Colonialismo de Dados e Tecnopolítica no México, abrodando a tensão entre, de um lado, vigilância e controle e de outro seu uso liberador e autodeterminante. Acontecerá na segunda-feira 04 de maio às 14:30 pelo horário de Brasília) entre Anamhoo, Paola Ricaurte e Guiomar Rovira, com mediação de Ehécatl Cabrera.
Mulheres Negras e os Impactos Jurídicos em Tempos de Crise
Terça-feira, dia 5/5, às 19h, acontecerá a live “As mulheres negras e os impactos jurídicos em tempos de crise”. Sil Bahia receberá Bianca Kremer, advogada, professora, pesquisadora em Direito e Tecnologia sobre os impactos jurídicos no momento atual que enfrentamos a COVID-19.
Dossiê da Revista da ABPN aborda Geografias Negras
Caderno Temática "Geografias Negras" da Revista da ABPN reúne trabalhos sobre estudos de geografias e territorialidades negras no mundo pré, pós-abolição e no contexto contemporâneo. 
Mapa Corona nas Periferias
Iniciativa colaborativa do Instituto Mariele Franco e Favela em Pauta mapeia iniciativas de combate contra o coronavírus nas favelas e periferias do Brasil.
Internet, Desinformação e Democracia em 2020
Cerca de 40 especialistas do CGI e representantes multissetoriais discutiram propostas agrupadas nas categorias de Ambiente Legal e Regulatório; Construção de Redes de Combate à Desinformação; Monitoramento, Controle e Prevenção; e Pesquisa e Formação.
Racismo, Vulnerabilidade e Refutar Patologias Negras
Palestra de Ruha Benjamin debate impacos da supremacia branca e racismo na atual pandemia, evocando o trabalho de Frantz Fanon. Inclui transcrição.
PARA LER E CITAR AFRODIÁSPORAS E ÁFRICA
Edda Tandi Lwoga
Edda Tandi Lwoga é doutora pela Universidade de Kwa-Zulu Natal e ensina no College of Business Education na Tanzânia. Estuda uso de tecnologias digitais e telecentros para educação e busca de informação no contexto da Tanzânia e África. Entre seus principais trabalhos estão: "ICTs and development in developing countries: A systematic review of reviews" e "Perception, usage and barriers towards the utilisation of the Telecentre among rural women in Tanzania".
Marlene L Daut
Marlene L Daut é Professora de Estudos da Diáspora Africana na Universidade de Virginia. É uma das editoras do portal H-Haiti e criadora do website Fictions of the Haitian Revolution. Destaco o trabalho "Haiti @ the Digital Crossroads: Archiving Black Sovereignty" onde Daut utiliza as encruzilhadas de Papa Legba para falar sobre  humanidades digitais. Sua linha do tempo interativa "The Haitian Atlantic: a Literary Geography" explora as conexões entre escritores do atlântico negro com a história e legado d Revolução Haitiana.

 
QUER LER MAIS SOBRE RAÇA E TECNOLOGIA?
Acompanhe, assine e leia:
Blog - tarciziosilva.com.br/blog

Twitter - twitter.com/tarciziosilva

Livro - "Comunidades, Algoritmos e Ativismos Digitais: olharers afrodiaspóricos" http://www.literarua.com.br/livro/olhares-afrodiasporicos

Timeline interativa - Linha do Tempo do Racismo Algorítmico

Lista de Livros sobre Raça e Tecnologia
Copyright © 2020 Desvelar, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp
Copyright © 2020 Desvelar, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp