Copy


Ainda não acabei de pensar nisso... 

Olá

O Dia de Portugal celebra-se na próxima semana. É um dia muito especial para mim e provoca-me ajustes de contas com a Vida. É por isso que excepcionalmente esta newsletter é mais longa do que as anteriores.

Festejemos uma das melhores consequências do povo Português ter-se metido mar adentro há mais de 500 anos: o conhecimento científico e o gigantesco passo para o seu desenvolvimento. A acompanhar o processo houve um factor fundamental: o uso do desenho para pensar e explicar processos científicos e ilustrar espécies de seres vivos nunca antes avistados.

Ando há mais de 20 anos a pensar nisto...
  • Leituras


. O explorador e sorridente Vicente Sardinha, recordista em número de rabiscos por encontro, publicou um livro - finalmente! :) - dos seus divinais desenhos a preto e branco, representações do seu olhar em Portugal e noutros países. O título é humorado: Sardinha sem lata - Uma viagem ao mundo a partir dos urbansketches de Vicente Sardinha.

. O Olfacto é um sentido incrível e influencia-nos muito mais do que imaginamos. Se sentir "maus" cheiros então não consigo desenhar. Acho que isto se deve à relação directa que o desenho tem com o prazer  que sinto em desenhar. Oiçam sobre a invenção de um nariz electrónico por investigadores portugueses. Também podem ler sobre este nariz muito especial.

. Velho na Estante | No final do século XX, Pedro Salgado, biólogo e ilustrador, iniciou o renascimento da Ilustração Científica, há muitas décadas perdida no nosso país (diz-se que por causa da invenção da fotografia... poder-se-ia dizer também devido a uma academia despropositada e sem sentido de visão e relevância, que não é, do meu ponto de vista, desculpável pela Ditadura). Pelo menos duas viagens à Amazónia tiveram o seu contributo. A segunda dessas viagens está relatada e desenhada no livro Expedição Amazónia - Registo da Floresta e da Água  (ed. Grupo do Risco).
  • Palavras Giras


O Astrolábio mais antigo do mundo é Português
 
  • Papiro para a memória


A ideia de me tornar voluntária na Associação Focinhos e Bigodes não foi uma ideia tresloucada caída do céu. No ano passado a Manuela Rolão organizou uma visita rabiscada ao canil municipal do Seixal - para saberem mais sobre esta história e os desenhos visitem o meu blog. Esse dia foi o primeiro passo para o meu actual passatempo principal: passear o meu cão adoptado e passear cães de um abrigo.
  • Do que vale a pena ouvir, ver, fazer, visitar...


. Numa entrevista em podcast, José Ribeiro relembrou várias histórias de resistência, da sua livraria independente em tempo de Ditadura, durante a qual a criatividade escondeu livros que cheiravam a Liberdade para Portugal.

. O PubhD de Lisboa 2018: Investigação académica em conversa num bar é um livro sobre histórias de ciência e de cientistas com rabiscos da investigadora e ilustradora Cirenia Arias Baldrich e textos de Sérgio Pereira, coordenador do projecto. O livro, com desenhos representativos das histórias contadas ao vivo foram feitos também ao vivo, já está terminado, mas ainda não foi publicado... Precisa que o ajudemos a tornar-se real através de angariação de fundos em sistema de crowdfunding - o que significa angariação de fundos partilhado e colectivo. Vamos contribuir?

Agenda Cultura Acessível de oferta cultural a pessoas com diferentes perfis e necessidades. A Directora Executiva da Associação Acesso Cultura, Maria Vlachou, sugere o programa das Marchas de Lisboa (12 Junho) que incluirá interpretação em Língua Gestual Portuguesa e audiodescrição para cegos ou pessoas com visão reduzida (serviço MEO e NOS), pelo quarto ano consecutivo!

. A 6ª edição da Semana Acesso Cultura realiza-se nos dias 17 a 23 de Junho de 2019. Durante estes dias é possivel visitar os bastidores de inúmeras entidades culturais em Portugal e participar noutras actividades. A iniciativa Portas Abertas tem como objectivo dar a conhecer os bastidores das entidades culturais, quem lá trabalha e o que é que faz.
  • 4 Patas - Até que a Vida nos separe... 

Quereis uma cadela adulta, dócil e social com outros cães e pessoas? A Bianca é uma garota muito branca, com o pêlo muito fofinho, que cabe muito bem debaixo do braço. Parece ideal para quem queira ter um cão pela primeira vez na vida. A Bianca procura uma familia igualmente dócil para Sempre!
As fotos são minhas. Já convivi com ela em passeios e escovadelas. 
 
  
 
Caso queiram adoptar venham comigo fazer uma visita ou falem com as responsáveis através dos contactos da associação neste Link.

Não têm condições para Adoptar um cão ou mais cães? Podem Apadrinhar em várias associações especializadas, sendo voluntários, levando os vossos predilectos a passear ou ajudando de outras formas!
Deixo-vos a pensar nisto...
Obrigada por receberem esta partilha. Se gostaram desta newsletter, reenviem a quem sabem que vai gostar. Para a subscrever, clicar AQUI. Aguardo pelas vossas questões e comentários.

Abraço
Rita Caré


P.S. Se me quiserem despachar e deixar de aturar, cliquem no link lá em baixo que indica "sair da lista de contactos".

Rita Caré é formada em biologia e comunicação.
Gere projectos de comunicação de ciência e de cultura.
Rabisca por aí.
 
Copyright © 2019 Rita Caré . Papiro papirus, Todos os direitos reservados


Como mudar a forma de receber estes e-mails?
É possível actualizar as informações ou sair da lista de contactos.

Email Marketing Powered by Mailchimp