Copy

 
Março 2020
A UI_NEWS é uma newsletter da Unidade de Investigação do Santarém para divulgação de temas relacionados como áreas de pesquisa. 
Unidade de Investigação
#FiqueEmCasa

Nenhuma descrição de foto disponível.
Mais informações aqui
Suspensão do Processo Eleitoral para a Eleição do Presidente do IPSantarém 

Em reunião extraordinária do Conselho Geral do IPSantarém (Ata 4-2020) informa-se que Órgão deliberou a Suspensão do Processo Eleitoral para eleição do Presidente do IPSantarém. 

Mais informações aqui
Redes, Investigação, Desenvolvimento e Inovação no IPSantarém
(5 de fevereiro de 2020)


Handbook 2018-2020 Curso Literacia Digital para o Mercado de Trabalho


Veja a publicação
Ensino a distância na Literacia Digital

Os estudantes do curso Literacia Digital para o Mercado de Trabalho estão a realizar as suas aulas de relações laborais na Plataforma COLIBRI.
                                 

Research Hub: Digital Literacy and Social Inclusion

The Research Hub: Digital Literacy and Inclusion, based at the Polytechnic Institute Santarém, was created on February 5th, 2020. This center is an extension of the research unit, Center for Research in Arts and Communication (Algarve), evaluated by the Foundation for Science and Technology with the classification of Very Good. 

Thus, the working group promoted by this nucleus in Santarém is responsible for the development and promotion of research mechanisms in the following areas: digital literacy and inclusion of disadvantaged people in the labour market. Thus, responding to the societal challenges present in these areas of activity.

The general objectives of the Research Center: Digital Literacy and Inclusion are as follows:

  1. To enhance the Scientific and Technological Research knowledge on Digital Literacy and Inclusion of disadvantaged people in the labour market.
  2. To strengthen excellence in digital literacy as an effective strategy for labour market inclusion.
  3. To test the effectiveness of innovative resources and methodologies through empirical scenarios as a mean to promote the employability of this target group.
  4. To prototype an holistic inclusion support model, targeted to people with disadvantages, that can be globally replicated (e.g. companies, HEI’s, NGO’s, etc.) with practices, resources, methods, linkages and correlations, in digital literacy domain, towards a successful and sustainable social and labour inclusion.
                        
Prémio Arquivo.pt 2020

O Prémio Arquivo.pt 2020 é um concurso criado para promover a utilização dos sites preservados pelo Arquivo.pt. Tem como objetivo incentivar e reconhecer a investigação e descoberta de aplicações úteis do arquivo da web portuguesa para a sociedade.

O concurso irá premiar trabalhos originais e inovadores que demonstrem a utilidade do serviço Arquivo.pt, a importância de preservar e utilizar a informação publicada na web. Os trabalhos devem ter o Arquivo.pt como fonte de informação principal, e ser aplicações práticas ou estudos completos de investigação baseados em informação preservada da web pelo Arquivo.pt.

Os três trabalhos melhor classificados serão premiados:

  • 1º classificado: 10 000 euros
  • 2º classificado: 3 000 euros
  • 3º classificado: 2 000 euros

O concurso está aberto a todos os interessados, a título individual ou em grupo, contudo a candidatura deverá ser submetida em nome de uma única pessoa responsável.
                                  
Saber mais!

Parceria para a Investigação e Inovação na Região Mediterrânica (PRIMA)

Os concursos para projetos de investigação PRIMA em 2020 abriram a 11 de fevereiro de 2020 e dividem-se em duas «secções»: «Section 1» e «Section 2».

Os concursos «Section 1» regem-se de acordo com os regulamentos e procedimentos do Programa-Quadro europeu H2020, sendo exclusivamente financiados por fundos desse programa. O acompanhamento e financiamento dos consórcios recomendados são exclusivamente realizados pela Fundação PRIMA.  

O concurso «Section 2» assenta exclusivamente na concessão de fundos nacionais ou regionais à luz das regras das agências de financiamento participantes, observando a lógica de «virtual common pot» (ou seja, cada agência envolvida apenas financia os investigadores que se candidatem aos seus fundos). A receção e avaliação das propostas são realizadas pela Fundação PRIMA, sendo que as agências de financiamento envolvidas realizam a verificação de elegibilidade à luz das suas regras, decidem sobre os projetos a apoiar, contratualizam os seus investigadores e financiam-nos.

Concursos de 2020: Abertos até 13 de abril (Section 1) e 15 de abril (Section 2)
                               
Saber mais!

Concurso de Bolsas de Doutoramento 2020 e Concurso de Projetos de IC&DT

A FCT informa que as datas de candidatura do Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2020 e do Concurso de Projetos de IC&DT em todos os Domínios Científicos foram prorrogadas até 28 de abril de 2020 e 30 de abril de 2020, respetivamente. Acresce também que a data para a entrega da declaração de compromisso no âmbito do Concurso de Projetos foi igualmente prorrogada, passando a ser o dia 15 de maio de 2020 a data limite. 

Esta necessidade de adiamento decorre dos recentes desenvolvimentos relacionados com a pandemia SARS-CoV-2/COVID-19, que está a condicionar o trabalho da comunidade científica, assim como de todos os outros sectores da nossa sociedade. A FCT procura desta forma responder às solicitações enviadas pelos candidatos, que nas suas exposições manifestaram constrangimentos para a concretização dos processos, nomeadamente ao nível de tempo e de acesso à documentação necessária para submeterem as candidaturas.

Recordamos que este ano a submissão de candidaturas para o Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento é feita no portal myFCT, o novo sistema online para gerir o processo de candidatura, avaliação e aprovação das bolsas. Para o Concurso de Projetos de IC&DT, as candidaturas devem ser submetidas através do Portal de Concursos de Projetos de I&D da FCT.

                                                       

Cooperação Internacional - Projetos de IC&DT Portugal Índia

Com o objetivo de apoiar e incentivar a cooperação entre instituições de investigação, universidades e centros de I&D na Índia e em Portugal, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e Department of Science and Technology da India (DST) informam que se encontra aberto concurso para o financiamento de projetos conjuntos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico, desenvolvidos em estreita colaboração por equipas de investigação portuguesas e da Índia nas seguintes áreas prioritárias de interesse comum:

  • Biotecnologia;
  • Energia;
  • Ambiente;
  • Infraestruturas Sustentáveis;
  • Alterações Climáticas;
  • Gestão de Desastres;
  • Ciências e Tecnologias do Mar.
Prazos e datas importantes
O período de apresentação de candidaturas encontra-se aberto até ao dia 30 de junho de 2020, 17h00 (hora de Lisboa).

A data limite para submissão da Declaração de Compromisso é até ao dia 15 de julho de 2020, 17h00 (hora de Lisboa).

Sabe mais!

The 2020 call for energy efficiency is open!

Around €64 million of EU funding is now available for energy efficiency innovation and market uptake projects. The deadline for applications is 10 September 2020 (17:00 hours Brussels time). 

The funding is available for proposals submitted under 10 topics addressing 5 main areas: buildings, innovative finance, public authorities, consumers and services.
The call is managed by the Executive Agency for Small and Medium-sized Enterprises of the European Commission (EASME). All proposals for Horizon 2020 funding must be submitted through the EU’s Funding and Tender Opportunities portal.

                     
Sabe mais!

Fundação Oriente: Bolsas de Investigação e de Doutoramento

Divulga-se que se encontram abertas candidaturas para a atribuição de bolsas, pela Fundação Oriente, para a realização de teses de doutoramento e de trabalhos de investigação em temas que relacionem o Extremo Oriente e Portugal nas áreas das ciências sociais e humanas, dando-se prioridade a temáticas relacionadas com as coleções do Museu do Oriente.

As bolsas têm a duração de 12 meses, podendo este prazo ser prorrogado até ao limite de 36 meses.

O valor mensal da bolsa é fixado anualmente pela Fundação e varia em função do grau académico do bolseiro. A Fundação compromete-se a assumir as despesas da viagem de ida e volta entre o local de residência permanente do bolseiro e de utilização da bolsa.

                      
Saber mais!

JORNADAS DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA 2020 - NOVAS DATAS

As Jornadas de Computação Científica, organizadas no âmbito da Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030 – INCoDe.2030, são o ponto de encontro anual das diversas comunidades de gestores e de utilizadores das plataformas avançadas de computação, de comunicação e de outros serviços digitais disponibilizadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O evento destina-se aos responsáveis pelos serviços de informática, biblioteca, documentação e/ou arquivo das IES, a decisores e dirigentes institucionais com estes pelouros e a responsáveis pela execução de ciência e por unidades de investigação.

Ao longo de três dias apresentamos e abrimos o diálogo sobre temáticas relacionadas com as áreas de atuação da Unidade de Computação Científica da FCT: ConectividadeComputaçãoColaboraçãoConhecimento e SegurançaVeja o programa.

A edição de 2020 decorre no Politécnico de Leiria, campus 2 – ESTG Escola Superior de Tecnologia e Gestão, de 7 a 9 de outubro de 2020.

 Saber mais!

Save the date for EADTU's IHE2020 conference

EADTU has changed the name of the “Online, Open and Flexible Higher Education Conference” (OOFHEC2020) to the “Innovating Higher Education Conference” (I·HE2020). Every year we will link our I·HE conference with a new subtitle that reflects our main scope of the year. 

This year’s scope is ’Digital Transformation and Innovation in Education’. Soon we will launch the call for abstracts and research papers.

                       
 Saber mais!

EC-TEL 2020 – Save the date

The program chairs, local organizing chairs and local organizing team of ECTEL/DELFI/HDI2020 are constantly monitoring the situation with regard to the outbreak of Covid-19. For now we have decided to continue with the conference organisation and we will ensure that the conference proceedings will be published and that authors will have an opportunity to present their work to the conference participants. It is impossible to foresee the situation in September and we have adapted our planning with several check-points in which we can still adapt according to the current situation. Our planning is as follows:

  • We further disseminate the call for papers and ask you to submit papers to the call for papers according to the deadlines
  • We will keep the possibility of a face-to-face event as long open as possible, but will also prepare for a hybrid event or full online-event
  • In case of a later decision to organize the conference as a hybrid event or full online-event, you will be refunded costs connected to the face-to-face event

We all hope that you stay safe and we look forward to receiving your outstanding work which is now more needed than ever.
                       
 Saber mais!

COST COVID-19 briefing: Together we are stronger

COST is much more than an organisation that implements a funding programme; we are a community of over 45,000 people connected by a desire to advance research and innovation. As the coronavirus situation rapidly evolves, there is now more need than ever for us to stand together, to collaborate and share ideas, because together we are stronger. 

We understand that this is a worrying and challenging time for everyone, so to help minimise the impact on our networks we have implemented a number of measures, which ensure the safety of our community and enable operations to continue.  In this spirit, our team will be working remotely for the foreseeable future, they will be fully contactable via telephone and email and the day to day operations of the COST Association will continue. 

For safety reasons, COST Actions have had to suspend physical meetings, as well as cancel training schools and STSMs. The challenge for the period to come is now how to stay in touch and continue to nurture our networks, which is key to our success. Luckily modern technology is at hand, offering us a wealth of options for video conferencing, networking and project management. It is our duty to leave no one behind, so to help we have created a quick guide to commonly used tools, which we will be distributing to all of our Actions. 

Another measure we have implemented, is to postpone our Open Call by 6 months, to enable researchers and innovators the necessary time to develop their proposals during this difficult period. The deadline for submissions will now be 29 October 2020. 

I would like to personally reassure you that we will stay in touch with you regarding any further developments. As part of this commitment, a designated page on our website has been created and we are regularly updating our Twitter, LinkedIn and Facebook channels.                         
                                

Urgent updates on WiFi4EU

Due to emergency measures in place in many municipalities, the Commission has decided to postpone the fourth and last Wifi4EU call.

In view of the Coronavirus crisis, which seriously affects a number of municipalities and regions, the Commission decided to postpone the fourth and last call on Wifi4EU. The current disruption would not give all municipalities equal opportunities to participate in the call. 

We will keep all municipalities informed about the new date of the call as soon as the situation returns to normal in all participating countries. No eligible municipality will lose the chance to win a voucher as soon as the call is opened. 

We send our support to all those affected by the current situation.                                         
                        

Quero partilhar na Newsletter da UI_IPSantarém
Newsletter da Unidade de Investigação do IPSantarém_Fevereiro, 2020
Website