Copy
View this email in your browser
NEWSLETTER DA COORDENAÇÃO DO ENSINO PORTUGUÊS                 
NO REINO UNIDO E ILHAS DO CANAL -  FEVEREIRO - 2020
NOTÍCIAS DA COORDENAÇÃO
Estudo divulgado pelo governo inglês demonstra que os alunos bilingues tiveram melhores resultados nos exames GCSE´S do que os alunos nativos. Esta é mais uma razão para apostarmos no bilinguismo. 

GCSE achievements of pupils with or without English as a first language are roughly similar, with native speakers slightly beaten by those who don't have England as a first language

Leia aqui o artigo completo:

https://www.dailymail.co.uk/news/article-7976875/Pupils-English-SECOND-language-outperform-native-speakers-GCSEs-data-shows.html
 
Novos exames de GCSE e A level (Pearson e Edexcel)
 
A Coordenação do Ensino Português no Reino Unido preparou informação sistematizada sobre os novos exames GCSE e A Levels de Português, acessível a todos. 

Consulte os folhetos informativos seguindo a seguinte ligação.
Bibliotecas de turma
 
No âmbito do Plano de Incentivo à Leitura, oferecemos às nossas escolas parceiras coleções de literatura infantil e juvenil, para que formem uma pequena biblioteca de literatura portuguesa.  O objetivo é termos nas escolas em que há aulas de português literatura infantil e juvenil disponível e que seja lida por alunos e professores, em momentos de leitura formais ou informais. Foram registados pelos professores alguns momentos, ora aquando da chegada dos livros, ora quando os alunos começaram a explorar e a ler os livros que receberam. Partilhamos alguns desses momentos nas fotografias abaixo, tiradas nas escolas: La Retraite, Lark Hall, Hillside, St. Wilfrid´s e Henry Fawcett.
AS NOSSAS ESCOLAS

Aulas de Português em St Gregory’s Science College
 

Iniciámos no corrente ano letivo uma colaboração com o St Gregory’s Science College, em Kenton, na vizinhança londrina de Harrow, para oferta de aulas de português. As aulas, destinadas a alunos da escola que preparam o A Level de português, são lecionadas pelo professor Pedro Marques. Para mais informações, contacte-nos através de [http://St Gregory’s Science College] ou cepe.reinounido@camoes.mne.pt

NAS NOSSAS AULAS ACONTECE:
Carnaval
 
A aprendizagem da Língua e Cultura Portuguesas, nas nossas aulas, também se faz de forma lúdica. Em Prendergast Vale School os alunos falaram das tradições do Carnaval, aprenderam vocabulário novo, pintaram máscaras e até fizeram uma canção.















 
Já chegou o Carnaval,
À aula de Português,
E a fantasia está a chegar.
Chegou o Afonso sempre a animar,
E a Inês está a dançar.
O Sebastian pinta a máscara,
Muito divertido levanta as mãos
E as Amelias mostram grande animação.
Amelias? Sim... temos duas!
Há a Katharina e o Luke,
A Louisa e o Lucas,
E também o Samuel,
Pro Carnaval animar.
Há a Jessica e a Maliha,
A Amalia e o Daniel,
Há a Emma e os Tiagos,
Tiagos? Sim... temos dois!
Há a Sophia e a Gabriela,
E também a professora Paula,
Todos dão cor à aula,
Alegria e diversão,
Com esta canção.

 
Dia de São Valentim
 
Como não poderia deixar de ser, também se celebrou este ano o dia de São Valentim, com grande entusiasmo por parte dos alunos! Foram várias as atividades: visualização de vídeos sobre a lenda de São Valentim, leitura de livros relacionados com o tema, jogos lúdicos e elaboração de cartões de amizade e de amor.
Veja aqui as fotos:


Le Rocquier School, Jersey


Springfield School, Jersey


Church End and Roundwood Unity Centre, Londres


St. Chistopher´s School, Cheam, Londres

 
SUGESTÕES DE LEITURA
Crianças:
As palavras têm música, têm ritmo e entram nas canções, que servem para ouvir mas também para ler. Que bom é inventar uma melodia para as palavras e cantá-las. 
Nesses momentos parece que o coração humano se eleva no ar. 
Aí está como algo que é da terra, do corpo, se torna coisa alta. 
Como um avião, uma nuvem ou a lua - coisas que, se olharmos, também conseguimos ver no céu deste livro.
 
Adolescentes
No Verão de 2001, David e Marco celebram o fim do curso com uma viagem pelos Estados Unidos, para fugirem das rotinas, das convenções, das famílias e para, à sua maneira, gozarem a independência. A Educação dos Gafanhotos é a história dessa marcante aventura: das dificuldades que os dois jovens amigos têm de ultrapassar, das conversas insólitas que travam com quem vão conhecendo, das longas noites passadas em bares da América profunda, das personagens que, a todo o instante, encarnam. 
Adultos
Em Hoje Estarás Comigo no Paraíso, Bruno Vieira Amaral, desenha uma investigação do assassínio do primo João Jorge - morto no bairro em que ambos viviam no início dos anos 80 - e usa essa investigação como estratégia de recuperação e construção da sua própria memória: a infância, a família, o bairro e as suas personagens, Angola antes da Independência e nos anos que se lhe seguiram, e a figura (ausente) do pai. 






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
education · 11 Belgrave Square · City Of Westminster, London SW1X 8PP · United Kingdom

Email Marketing Powered by Mailchimp