Copy
View this email in your browser
NEWSLETTER DA COORDENAÇÃO DO ENSINO PORTUGUÊS                 
NO REINO UNIDO E ILHAS DO CANAL -  JANEIRO - 2020
NOTÍCIAS DA COORDENAÇÃO

Formação dos professores de português no Reino Unido e Ilhas do Canal 
Novos exames de Português GCSE e A level

 
A Coordenação do Ensino Português organizou uma ação de formação sobre os novos exames de Português de GCSE e A level, uma vez que vão entrar em vigor no corrente ano letivo. Os exames de GCSE e A level são uma boa forma de os alunos certificarem as suas aprendizagens nas aulas de Português, contribuindo estas classificações para a sua média académica. A formação foi organizada pela Coordenadora Doutora Regina Duarte e por um grupo de professores da coordenação e contou com a presença dos professores da coordenação e de professores das Escolas Associadas. Nesta formação falou-se das principais alterações ao formato do exame e discutiram-se as melhores estratégias de ensino e aprendizagem, no que diz respeito à preparação para estes exames. Os professores estão agora prontos para este novo desafio.

AS NOSSAS ESCOLAS

Aulas de Português na escola St. Mary´s Catholic Primary

Em setembro de 2019 iniciámos uma nova parceria com a escola St. Mary's Catholic Primary, em Isleworth (TW7 7EE). As aulas decorrem às terças-feiras, das 15h às 19h30, com alunos desde o pré-escolar ao 13º ano, com preparação para GCSE e A-level de Português. Este projeto conta com uma turma de alunos em regime de ensino integrado, ou seja, alunos que frequentam a escola St. Mary's e com duas turmas em regime de ensino paralelo, compostas por alunos que frequentam escolas das zonas de Isleworth e Hounslow. Faça-nos uma visita e fale com a docente responsável, professora Sónia Brites, ou contacte: cepe.reinounido@camoes.mne.pt

NAS NOSSAS AULAS ACONTECE:
Festival Eisteddfod 2019 em Jersey

O festival Eisteddfod é um festival anual de poesia e música, realizado na Ilha de Jersey,  no qual este ano participaram 14 alunos língua portuguesa e ganharam inúmeros prémios.



Texto escrito pela aluna vencedora do recital, Lara Vieira, da escola Grainville:

Sessão de cinema MotelX na escola St. John Bosco  no dia 9 de Dezembro
 
“Qual é a primeira coisa que é preciso ter para fazer um filme?”, foi a pergunta que um aluno da fila da frente, vivo e muito atento, perguntou à Sara Lopo, a oradora da equipa do MOTELX, que esteve com os alunos de origem lusófona da escola St. John Bosco College, em Battersea, onde leciona o professor Carlos Ferreira. “Uma ideia, a primeira coisa é ter uma ideia!”. Além da Sara, esteve também a Érica Rodrigues, da organização do festival de cinema português, no Reino Unido, Utopia. A conversa decorreu naturalmente e era sobre cinema, sobre o quão simples é fazer cinema, não cinema de Hollywood, mas o cinema onde quem filma se encarrega de passar uma mensagem, uma experiência, uma ideia. Atualmente até os meios mais comuns do quotidiano se podem usar para fazer um filme. A tarde animada iniciou-se com a passagem de uma curta metragem, intitulada “Insanium”, que concorreu recentemente ao festival de cinema fantástico CinEuphoria. O tom fantástico e, simultaneamente, de comédia despertou a atenção dos cerca de 50 alunos presentes e os sorrisos não se fizeram esperar. Uma tarde bem disposta e diferente que agradou a todos. 

SUGESTÕES DE LEITURA
Crianças:
Já alguma vez jogaram ao Telefone sem fio? Numa fila o primeiro jogador segreda uma frase ao ouvido do segundo, que a segreda ao terceiro, que passa a palavra ao quarto e assim por aí fora… até a frase dar três voltas ao mundo! O telefone sem fio é um jogo, mas agora também é um livro.
E, nestas páginas, as palavras também se vão transformar de uma maneira bem divertida: comidas, trocadas, mastigadas, acrescentadas, inventadas… as palavras têm muito que se lhes diga. 
Adolescentes:
Neste novo livro de Ana Saldanha, Nunca Para Pior, a autora dá a conhecer o dia a dia dos alunos, dos professores, dos funcionários, das famílias e até do Gervásio, um gato que foi adotado por todos, da Escola do Segundo e Terceiro Ciclos Doutor Gervásio Antímio Rebelo de Mello e Silva Santos, vulgo Escola das Minas. Desde a conversa na sala dos professores, até aos diálogos dos alunos, Ana Saldanha, oferece-nos a realidade de quem percorre os labirintos escolares. 
Adultos
Depois de uma estreia fulgurante na ficção com E Se Eu Gostasse Muito de Morrer, Rui Cardoso Martins conquistou definitivamente a crítica com este segundo romance, Deixem Passar o Homem Invisível, vencedor do Grande Prémio de Romance e Novela da APE 2009. Este livro acompanha a viagem de um homem - cego desde os 8 anos - e de um pequeno escuteiro por uma Lisboa subterrânea, depois de uma enxurrada os empurrar para uma caixa de esgoto.






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
education · 11 Belgrave Square · City Of Westminster, London SW1X 8PP · United Kingdom

Email Marketing Powered by Mailchimp