Copy
View this email in your browser
Bandeira de Portugal criada pelos alunos da Escola John Fisher, em Purley, com a professora Sónia Brites
NEWSLETTER DA COORDENAÇÃO DO ENSINO PORTUGUÊS NO REINO UNIDO E ILHAS DO CANAL - JUNHO - 2020-2021
NOTÍCIAS DA COORDENAÇÃO
Celebração do dia 10 de Junho 
Mini-concerto na embaixada com Matilda Correia

 

Para celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a Coordenação de Ensino Português no Reino Unido e Ilhas do Canal convidou a vencedora do Concurso Camões tem Talento, Matilda Correia, para um pequeno concerto na Embaixada de Portugal em Londres. Estiveram presentes os pais da Matilda, a professora de Português da Matilda, Paula Vila Cova, Lara Martins, os apresentadores do concurso Pedro Marques e Vanda Araújo, a equipa da Coordenação de Ensino, que foram recebidos pelo Senhor Embaixador de Portugal, Manuel Lobo Antunes. O concerto foi transmitido  na página de Facebook da Coordenação, no dia 10 de junho. 
A Matilda tocou e cantou seis músicas portuguesas conhecidas de todos: O homem do leme, Xutos e Pontapés; Antes dela dizer que sim, Bárbara Tinoco; Anda comigo ver os aviões, Os Azeitonas; Melodia da saudade, Fernando Daniel; Não há estrelas no céu, Rui Veloso; Não é verdade, Carolina Deslandes; E depois do adeus, Paulo de Carvalho. 

Veja aqui o  vídeo:
 https://www.facebook.com/ensino.portugues.reinounido/videos/2923127251260924



Escolas da rede EPE no Reino Unido e Ilhas do Canal celebram o Dia de Portugal



 
Para celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, os professores da rede de ensino português apresentaram algumas das escolas onde trabalham, os alunos e colegas. Perguntaram aos alunos o que é para eles Portugal. As palavras "avós" e "comida" surgiram muitas vezes, e não raras associadas. A família, a praia, o sol foram outros motivos frequentes. Quanto aos diretores ou colegas ingleses, todos falaram da importância do português na vida da escola e muitos referiram conhecer alguns aspetos da cultura portuguesa. Neste caso, o vencedor é o pastel de nata, com mais menções!
Foi um momento importante de celebração da nossa presença em escolas inglesas e de Jersey, em conjunto com professores, alunos e escolas parceiras.

Veja aqui os vídeos:
https://www.facebook.com/ensino.portugues.reinounido
Bibliotecas PIL 2021
Distribuição de livros no Consulado Geral de Portugal em Manchester


 
No Consulado Geral de Portugal em Manchester procedeu-se à oferta de livros de autores lusófonos no âmbito do Plano de Incentivo à Leitura, como forma de promoção e divulgação da língua portuguesa na comunidade local. O ato contou com a presença do Senhor Cônsul Geral de Manchester, Dr. Jorge Cruz, pela responsável do Círculo de Leitura da Comunidade da Língua Portuguesa em Manchester, Paula Ribeiro, e pelo professor de português do Camões I.P., Vítor Sá.
 
AS NOSSAS ESCOLAS
Le Rocquier School - Jersey

Le Rocquier School é uma das quatro escolas secundárias públicas de Jersey. Fica a  35 minutos a pé de St. Helier, trajeto que o professor Rui Pires costuma fazer várias vezes por semana. Cerca de 900 alunos frequentam esta escola, desde o 7.º  ano ao 11.º.
Às quartas e sextas, das 15h00 às 17h00, as aulas de português têm lugar na mesma sala desde há 3 anos, no corredor das línguas modernas, juntamente com o francês e espanhol. Todos os alunos das aulas de língua e cultura portuguesas são da escola. As quartas-feiras, com doze alunos, são destinadas aos 10.º e 11.º anos, com preparação para o GCSE de português e, as sextas-feiras, com quinze estudantes, são para os restantes anos. 
Para mais informações contacte-nos por e-mail para:

information@e-portuguese.co.uk 

NAS NOSSAS AULAS ACONTECE:
Trabalhos sobre o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas - 10 de Junho
 
Luís Vaz de Camões
Elisa Gouveia, ano 5, Escola St Thomas More Language College, aluna do professor Carlos Xastre

Que objeto te recorda Portugal?

Alunos da Escola St Wilfrid´s,  professora Isabel Galucho
 
Galos de Barcelos
Alunos de PLE, Escola Prendergast Vale, professora Paula Vila Cova

Símbolos de Portugal

Alunos de A2/B1, Convent of Jesus and Mary, professora Paula Vila Cova
 
Madeira

Vasco Gouveia, ano 6, Escola D´Auvergne, professora Isabel Matos
 
Poema a Portugal
Maria Silva Figueiras, 7 anos, Escola Hillside Junior, professora Vera Duarte
Trabalhos sobre o Dia da Criança - 1 de Junho


Lydia Hyam, aluna da professora Isabel Galucho


Trabalho feito por alunos da Escola Hillside Junior, da professora Vera Duarte
Celebração dos Santos Populares


Aluno da professora Carla Coelho



Alunos do professor Rui Pires em Jersey a celebrarem os Santos Populares na sala de aula
Trabalhos sobre o Dia Mundial do Ambiente - 5 de Junho












 

Isabel Dutra, 7 anos, Escola St Thomas More, Wood Green, aluna da professora Fernanda Shepherd


Luísa Pita, ano 6, Springwest Academy, aluna da professora Inês Ferreira
ESTUDOS DE CASO

Como tornar as aulas em linha mais participadas e fisicamente mais ativas para alunos de primária?

Os alunos de língua portuguesa da Jubilee Primary School, em Tulse Hill, são alunos do primeiro ao sexto ano de escolaridade. O início do segundo trimestre coincidiu com o segundo confinamento no Reino Unido e os alunos voltaram às aulas em linha, desta vez por um período de tempo mais longo. Este facto levou o professor Manuel Xastre a pensar em estratégias que mantivessem os alunos ativos e interessados durante as aulas, para não obrigar crianças, sobretudo as mais novas, a passarem duas horas sentadas em frente a um ecrã, depois de um dia de escola que já foi todo ele passado dessa forma. 
Assim, o professor passou a projetar a aula na parede da sua sala, passando a lecionar em pé e realizando os exercícios com os alunos, em Wordwall e power-point. Os alunos, para além dos exercícios de associação ou de resposta livre, os alunos realizaram com o professor a atividade "Da Cabeça aos Pés", durante a qual imitavam os movimentos dos animais que iam surgindo no ecrã e repetiam as frases associadas a cada animal. Assim, associaram o uso de vocabulário específico a movimentos, o que contribuiu não só para memorizarem novo vocabulário, como também para se movimentarem. O uso da língua portuguesa associado à atividade física, tão necessária e limitada pelo confinamento em meses de inverno, revelou-se motivador.
Os alunos participaram nestas aulas com entusiasmo, evidenciaram progresso nas capacidades de produção e interação orais e na memorização de novo vocabulário utilizado em contexto. 
O professor comenta: “Apesar do bom resultado, há ainda um longo caminho a percorrer, pois as aulas presenciais nunca serão o mesmo que as aulas em linha, por muitos meios logísticos, recursos e estratégias  utilizadas para a operacionalização dos resultados.” 

professor Carlos Xastre






Atividade "Da Cabeça aos Pés"

SUGESTÕES DE LEITURA
Crianças:
Menino, Menina
Joana Estrela

A nossa identidade não se resume a duas palavras — muito menos à escolha entre as duas palavras que dão título a este livro. Quem somos e quem sentimos que somos são perguntas que não encontram resposta num mundo a preto e branco, mas antes na grande variedade de tons e possibilidades que existem (e felizmente que é assim!).
Celebremos pois a diversidade, a liberdade e o respeito por todos, com este livro de Joana Estrela que, sem complicar, aborda o tema da identidade de género com humor e sensibilidade.
Para todas as idades.

Adolescentes:
Poesia-me!
de Álvaro Magalhães

Do autor de O Reino PerdidoO Limpa-Palavras e Outros Poemas e O Brincador, um novo livro de poemas, para leitores de todas as idades, cujas palavras nos levam a um espaço imaginário onde são desvendadas a beleza, a relatividade e a essência das coisas. O que pede o livro de poemas ao leitor? "Abre-me e lê-me. / Devagar e também furiosamente. / Como quem ama. / Em troca, poesio-te." E o que pede o leitor ao livro de poemas? "Oh, sim, poesia-me / enquanto é tempo e o tempo não vem. / ... / Dá-me um grão de um grão de vento, um arco de ouro, um astro mudo, todas as palavras que uma palavra tem e poesia-me até ao fim do tempo, de tudo. Depois, também!"

Adultos:
A Instalação do Medo
de Rui Zink

«Ao infantilizar-nos, minha senhora, o medo não nos diminui, antes nos eleva. O medo devolve-nos a infância do mundo.» Tocam à campainha. A mulher esconde o filho na casa de banho e vai abrir a porta. E se o medo fosse um serviço, a bem do país e do progresso, entregue ao domicílio? Cumprindo o decreto-lei de instalarem o medo em todos os lares o mais rapidamente possível, dois técnicos entram. Carlos, o bem-falante, e o Sousa, com mau ar e voz doce, dialogam sobre os mais diversos assuntos, desde o desemprego às doenças e pandemias, das convulsões de mercado e taxas de juros à violência e terrorismo, criando um clima de tensão crescente. Numa edição renovada, e no seu tom irreverente e mordaz, Rui Zink convoca em cada leitor a urgência da coragem – aquela que orienta o coração de uma mãe. Vencedora do prestigiado prémio Utopiales para melhor romance estrangeiro, A Instalação do Medo é uma obra notável escrita a favor do futuro.

Facebook
Website






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
education · 11 Belgrave Square · City Of Westminster, London SW1X 8PP · United Kingdom

Email Marketing Powered by Mailchimp