Aulas de Português na Stroud School - King Edward VI Preparatory School
Desenvolvemos uma nova parceria com a Stroud School, em Romsey. A Professora Vanda Araújo ensina Português Língua Estrangeira a distância com o apoio do Departamento de Línguas Modernas da escola. As aulas decorrem em regime pós-curricular e incluem alunos do 3º e 4º anos de escolaridade.
|
|
NAS NOSSAS AULAS ACONTECE:
|
|
|
Sessões com os Escritores
A propósito das visitas dos escritores, os professores da CEPRUIC organizaram uma série de atividades pedagógicas que incluíram jogos interativos com o uso da ferramenta digital Wordwall, ilustrações bem coloridas com lápis de cor, desafios de escrita a apelar à imaginação e destreza dos alunos com as palavras.
Atividade de Brainstormig feita no Worwall, sobre brinquedos de infância que tragam recordações especiais
Alunos da Escola La Retraite, da professora Helena Ferreira, na sessão com o escritor José Luís Peixoto
Ilustrações sobre a história As Riscas da Zebra
Alunos da professora Sónia Brites, da Escola Rosebery, na sessão com a escritora Margarida Fonseca Santos
Desafio das 77 palavras
Alunos da professora Inês Ferreira, Sessão com a escritora Margarida Fonseca Santos
Desafio de escrita de histórias sem a letra "a"
Sessão com a escritora Margarida Fonseca Santos
Imaginar uma parte do livro "Dentro do Segredo"
Alunos da professora Fernanda Shepherd, sessão com o escritor José Luís Peixoto
Comentários de alunos sobre a sessão com o escritor José Luís Peixoto
Alunos da Escola Lilian Baylis, do professor José Gomes
Veja ainda outros trabalhos dos alunos feitos nas sessões com os escritores na seguinte ligação:
https://padlet.com/cep_hferreira/8fxlihwja9hbhi9g
|
|
No dia 11 de janeiro, foi o Dia do Obrigado e, no dia 24, o Dia da Educação. Os alunos da professora Márcia Fortuna apresentam aqui alguns dos trabalhos que fizeram para celebrar estes dias.
João Leitão Parente, Ensino a Distância, A2, 7º ano, aluno da professora Márcia Fortuna
Sara Ivanovich Machado, Ensino a Distância, A2, 9º ano, aluna da professora Márcia Fortuna
Trabalho coletivo realizado por alunos da Escola Lilian Baylis, do 10º ao 12º ano, níveis B1 e B2, alunos da professora Márcia Fortuna
|
|
|
Crianças:
Uma Escola sem ruído
de Margarida Fonseca Santos
Alguns dos melhores autores e ilustradores nacionais unem-se na coleção «O meu planeta» com uma missão comum: ajudar a criar consciência ambiental nos mais novos. Afinal, não há tema mais urgente do que transmitir a importância da preservação do planeta Terra, de forma a garantir o seu futuro. Na aldeia dos avós do António, não há barulho. Que estranho! Na cidade, estava habituado a tantos sons a toda a hora… Nesta aventura, ele aprende que o silêncio também é necessário e agradável! Este livro inclui ainda um jogo de tabuleiro sobre a poluição sonora.
|
|
|
Adolescentes:
Esse Cabelo
de Djaimilia Pereira de Almeida
O que se passa por dentro das cabeças é mais importante do que o que se passa por fora? Falar de cabelos é sempre uma futilidade? Não necessariamente, até porque, segundo a narradora deste texto belo e contundente, «escrever parece-se com pentear uma cabeleira em descanso num busto de esferovite» e visitar salões é uma boa forma de conhecer países, de aprender a distinguir modos e feições e até de detectar preconceitos.
Esta é a história de uma menina que aterrou despenteada aos três anos em Lisboa, vinda de Luanda, e das suas memórias privadas ao longo do tempo, porque não somos sempre iguais aos nossos retratos de infância; mas é também a história das origens do seu cabelo crespo, cruzamento das vidas de um comerciante português no Congo, de um pescador albino de M’banza Kongo, de católicas anciãs de Seia, de cristãos-novos maçons de Castelo Branco - uma família que descreveu o caminho entre Portugal e Angola ao longo de quatro gerações com um à-vontade de passageiro frequente. E, assim, ao acompanharmos as aventuras deste cabelo crespo - curto, comprido, amado, odiado, tantas vezes esquecido ou confundido com o abismo mental -, é também à história indirecta da relação entre vários continentes - a uma geopolítica - que inequivocamente assistimos.
|
|
|
Adultos:
Regresso a Casa
de José Luís Peixoto
Intimidade, confissões, família, memória e pacificação: assim é o novo livro de poemas de José Luís Peixoto. O novo livro de José Luís Peixoto fala-nos das quatro paredes de uma casa - e de todas as suas recordações em tempo de pandemia. Evoca a solidão, o isolamento, as portas fechadas, mas também a solidariedade das recordações: a mãe, o pai, os aromas, a família, a aldeia, o amor. Há espaço para a recordação da infância como para a peregrinação pelo mundo inteiro, como um Ulisses em viagem perpétua, rodeado de objetos próximos e voltado para dentro, para o lugar onde se regressa sempre: a casa.
«As estantes são ruas. Os livros são casas onde podemos entrar ou que podemos imaginar a partir de fora. Há livros que visitámos e há livros onde vivemos durante certas idades, conhecemos cada uma das suas divisões, trancámo-nos por dentro.
Fomos jovens durante tantos capítulos mas, de repente, um dia, apercebemo-nos de que restavam cada vez menos páginas entre o polegar e o indicador.»
|
|
|
|