Copy

Para garantir a visualização completa deste informativo, clique aqui

Pioneirismo: Belo Horizonte é a primeira capital brasileira a contar com parque de iluminação modernizado

Foto: iluminação especial na Praça Duque de Caxias - Arquivo BHIP

A maior Parceria Público-Privada (PPP) de iluminação pública em operação no país, a concessionária BHIP permitiu que mais de 180 mil pontos de iluminação pública de BH fossem modernizados para a tecnologia LED em apenas três anos. Esta tecnologia consome menos energia elétrica, é três vezes mais durável que as lâmpadas convencionais e ilumina melhor. A Concessão é referência no Brasil e América Latina, considerando a dimensão do parque de iluminação pública, a velocidade de sua modernização e os padrões de qualidade definidos em contrato com a PBH.

Antes
Depois
Foto: iluminação especial na Praça da Liberdade - Arquivo BHIP 

A BHIP realizou a implantação de um sistema de telegestão nas principais vias da cidade, baseada no conceito de Internet das Coisas (IoT), proporcionando o controle informatizado e remoto entre as luminárias e o centro de controle operacional, o que possibilita a imediata identificação de falhas, a programação e controle do funcionamento das luminárias e a medição do consumo real de energia elétrica. Com a conclusão da modernização, estima-se uma economia anual de R$ 25 milhões na conta de energia elétrica da iluminação pública da Prefeitura. Contratualmente, a BHIP deveria entregar ao município uma eficiência energética de 45% no consumo da energia elétrica, que foi superada, atingindo mais de 55%.

Foto: iluminação pública modernizada no Anel Rodoviário - Arquivo BHIP

Dividido em três etapas, o Consórcio também realizou o projeto "Iluminação de Destaque", repaginando a iluminação e valorizando ainda mais 13 pontos notórios da cidade, dentre eles: a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza, a Praça do Papa e o Complexo Arquitetônico da Pampulha. “Os benefícios desta Parceria Público-Privada vão muito além da economia e das melhorias técnicas. A PBH entende que os esforços de melhoria da cidade devem refletir diretamente na rotina dos munícipes e um marco importante foi a decisão do prefeito de priorizar as áreas mais sensíveis da cidade para iniciar a modernização. O trabalho começou nas áreas de maior densidade, com menores níveis de renda e/ou que apresentassem alto índice de ocorrência de crimes e acidentes envolvendo veículos automotores.", explica o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho.

PBH abre licitação para obras de manutenção na Praça Raul Soares

Foto: praça Raul Soares - vista aérea noturna

Está aberta a licitação na modalidade Pregão Eletrônico para execução de obras e serviços de manutenção, limpeza e conservação da Praça Raul Soares, região central da capital mineira. Fundada na década de 1930, além de ser uma das praças mais importantes da cidade, a Praça Raul Soares é um bem tombado que necessita de manutenção constante para conservação das suas características inspiradas na França. O valor orçado para a obra é de R$ 1.024.299,40 e o prazo de duração é de 24 meses corridos a partir da assinatura da primeira ordem de serviço. Todo o trabalho será acompanhado pela SUDECAP.

Fotos: praça Raul Soares - Arquivo Sudecap

A obra busca manter a praça como um local adequado para utilização de convivência e trânsito de pessoas. Para isso, serão executados serviços de paisagismo com podas, plantio e transplantio de árvores, cortes de grama, acabamentos de canteiros, controle fitossanitário de pragas, adubação mineral e orgânica, pequenas manutenções no sistema de irrigação, nas instalações hidráulicas e nos pisos e calçadas e aplicações de adubos e terra vegetal, nas áreas que se fizerem necessárias. O Pregão Eletrônico (SP 007/2021) será realizado em sessão pública por meio da internet. A abertura dos lances será no próximo dia 13, às 10h.

Novo documento para Procedimentos de Projetos é apresentado na
Sudecap no Circuito de Capacitações do GP Virtual

#PraCegoVer: capa do novo documento de Projetos

Aconteceu na Sudecap o treinamento virtual “Procedimentos de Projetos”, ministrado pelo arquiteto Guilherme Nóbrega de Castro lotado na Gerência de Normas e Padrões Técnicos (GENPA). Foram abordadas as principais alterações propostas neste novo documento, que foi desenvolvido a partir da revisão dos dois Procedimentos para Elaboração e Apresentação de Projetos. No novo documento, os projetos de edificações e infraestrutura estão sendo revisados e passam a ser um documento único.

As Etapas de Projeto também foram modificadas em função da publicação da nova NBR 16636, considerando as Leis Federais Nº 8.666 e Nº 12.462 (Regime Diferenciado de Contratações Públicas - RDC) e as instruções do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (IBRAOP). As fases de desenvolvimento serão alinhadas com o processo de elaboração e fiscalização dos projetos, considerando a realidade do serviço público e as exigências de licenciamento dos empreendimentos públicos. As Nomenclaturas de Arquivos Digitais também passarão por mudanças.

Foto: participantes da palestra virtual

Cooperação entre SMOBI e CBIM-MG fomenta capacitação
na plataforma BIM
O termo de Cooperação Técnica existente entre a SMOBI e a Câmara Brasileira de BIM Minas Gerais (CBIM-MG), permitiu mais uma ação de capacitação em BIM a profissionais da Sudecap gratuitamente. Com carga horária total de 30 horas referente às ferramentas Edificius, PriMus FULL, usBIM.platform e usBIM.clash, essa ação foi viabilizada em parceria com a CBIM-MG e a ACCA Software e visa consolidar o entendimento dos conceitos desenvolvidos nas aulas on line, com a aplicação prática do fluxo metodológico de trabalho colaborativo, modelagem arquitetônica e de instalações, além de exportação de quantitativos e orçamentação em BIM. 
Foto: imagem de tela de trabalho da ferramenta Edificius
A capacitação, realizada de forma on line no período de 26/03/2021 a 23/04/2021, contou com um total de 16 participantes da SUDECAP, URBEL, BHTRANS e SMPU que receberam certificado. Ao longo deste primeiro semestre, a CBIM-MG, gestora da Plataforma Digital Colaborativa da ACCA Software, irá acompanhar e dar suporte ao desenvolvimento de projetos visando aprofundamento dos conhecimentos adquiridos nesta Capacitação.

Prefeitura apresentou à sociedade civil proposta para
plano de metas até 2024

Para conferir maior transparência e fortalecer o controle social das ações do governo municipal, a Prefeitura de Belo Horizonte realizou no último dia 30, uma audiência pública virtual para apresentação da proposta do Plano de Metas 2021-2024. O Plano de Metas é um instrumento de planejamento e gestão previsto no artigo 108-A da Lei Orgânica do Município, que auxilia na definição das prioridades e ações estratégicas do governo ao longo dos quatro anos de mandato. O documento lista uma série de propostas para a cidade em diferentes áreas de atuação da Prefeitura, incluindo a Sudecap e Smobi.  Leia na íntegra!

Compactação e preparo da base da rua Hidra, bairro Santa Lúcia, região Centro-Sul
Adequação viária na rua Úrsula Paulino, bairro Betânia, região Oeste
Implantação de escadaria na passarela rua Dezesseis, bairro Jardim dos Comerciários, região Venda Nova
Revitalização da Praça do Samba, bairro São Paulo, região Nordeste
Revitalização da Praça dos Inhambus, bairro Vila Cloris, região Norte
Melhoria na captação e escoamento de água pluvial com a contenção e criação de canaletas na rua Francisco Xeres, bairro Taquaril, região Leste
Troca de quadro e grelha na rua Nelson Soares, bairro
Dom Bosco, região Sudeste
Sondagem e coleta de materiais na avenida Tancredo Neves para elaboração do projeto de restauração, região Pampulha
Tratamento de fundo de vale da bacia do Córrego Bonsucesso,
Trecho V, região Barreiro
Confira as licitações publicadas mais recentemente: 

SP 019/2021 - PREGÃO ELETRÔNICO:
Aquisição de estoque mínimo de material eletroeletrônico para a execução de serviços de conservação e manutenção nos próprios municipais.

SMOBI 002/2021 - RDC:
Contratação de serviços técnico-profissionais especializados em engenharia para elaboração de estudos e projetos executivos de infraestrutura viária urbana e mobilidade na interseção da avenida Cristiano Machado com a avenida Vilarinho, estendendo-se até a Rodovia MG 010.

SMOBI 010/2021- RDC:
Contratação de serviço técnico-profissional especializado para levantamentos, estudos e projetos dos empreendimentos: r. Nair Pentagna Guimarães, centro de tratamento de resíduos sólidos BR 040, rua radialista Carlos Lott e r. La Paz, compreendendo: levantamento topográfico e investigações geotécnicas, estudos preliminares e anteprojetos, projetos executivos.
Orientações de prevenção à Covid-19 na Sudecap 
O Diretor de Planejamento, Gestão e Finanças da Sudecap, reforça que com o retorno das atividades de parte das equipes para o trabalho presencial, é válido esclarecer os cuidados tomados por parte da SUDECAP e, mais uma vez, conscientizar a todos da importância da prevenção.
 
A SUDECAP já tomou a seguintes medidas administrativas:
* Fixação de pontos de marcação de distância nos locais propícios a aglomerações;
* Fixação de máximo de 3 pessoas por elevador;
* Medição da temperatura nas entradas dos prédios e não permitir a entrada de pessoas com febre, sendo proibida a circulação de pessoas pelas rampas do estacionamento;
* Orientação para que todos higienizem as mãos nas entradas dos prédios;
* Distribuição de máscaras reutilizáveis;
* Disponibilização de álcool gel.
 
Ficará a cargo do gestor organizar o revezamento da sua equipe. O revezamento deve ser feito de forma que atenda a lógica definida no layout de ocupação representado na figura abaixo. Sugerimos, na medida do possível, que sejam criadas bolhas de trabalho, de forma que as pessoas que participam do revezamento tenham contato sempre com as mesmas pessoas, mitigando assim a possibilidade de propagação do vírus.
Figura: layout de ocupação das mesas de trabalho no revezamento de equipes
Para os casos de COVID confirmados, será seguido o seguinte protocolo:
* todo diagnóstico de COVID-19 gera um afastamento de 14 dias;
* o atestado médico ou exame de RT-PCR deve ser encaminhado imediatamente para a GSEMT, através do e-mail 
gsemt.sudecap@pbh.gov.br, junto com uma lista dos empregados com os quais essa pessoa teve contato desde 2 dias anteriores ao aparecimento dos sintomas;
* o andar ocupado pela pessoa será fechado no dia para limpeza, sendo liberado no dia seguinte;
* as pessoas indicadas pelos casos confirmados como contatantes deverão preencher o formulário que será enviado por e-mail e seguir as instruções que serão retiradas a partir das respostas preenchidas no formulário. 
 
Sabemos também que a limpeza de todo o prédio é de suma importância para a prevenção da COVID-19, por isso estamos adotando o seguinte protocolo de limpeza:
* elevador às 8:30, 12:00 e na parte da tarde mais uma limpeza nos botões externos dos andares;
* banheiros, maçanetas e cozinha às 8:30, 12:00 e na parte da tarde mais uma limpeza com álcool;
* piso interno: limpeza diária com pano água e sabão;
* limpeza do andar interditado: limpeza do chão com água e cloro, nas mesas e nos computadores com álcool. Fechamento por um dia para limpeza.
 
Aproveitamos mais uma vez para reforçar que todos utilizem a máscara de forma adequada durante toda a permanência no local de trabalho. A máscara deverá estar ajustada ao rosto, cobrindo o nariz, a boca e o queixo. Sempre antes de colocar ou retirar a máscara, lave bem as mãos e toque somente nas laterais.

Caso utilize a copa para comer, pedimos que ists ocorra de forma individual, devido à não possibilidade de utilização de máscaras. Em tempos de pandemia, está permitido comer na própria mesa de trabalho.

A pandemia ainda não acabou. Cuide da sua saúde! Não hesite em exigir que seu colega de trabalho faça o uso correto e contínuo da máscara. Lembre-se de higienizar bem as mãos com álcool gel e manter distanciamento social durante o trabalho.
#PraCegoVer: 09 de maio - Feliz dia das mães

Participe do Sudecap Acontece!

Envie para o e-mail sudecapinforma@pbh.gov.br sugestões de conteúdo.
 Se o seu e-mail não estiver no nosso mailing, solicite o cadastro.

Assessoria de Comunicação Social
Rua Guajajaras, 1107 | 15º andar | Lourdes | BH/MG